Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBöhm, Fabiane Carvalho
dc.creatorGrützmann, Thaís Philipsen
dc.creatorLebedeff, Tatiana Bolivar
dc.date.accessioned2023-09-21T11:53:02Z
dc.date.available2023-09-21T11:53:02Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationBOHM, FABIANE CARVALHO ; GRUTZMANN, T. P. ; LEBEDEFF, TATIANA BOLIVAR . O ensino de multiplicação e a Teoria dos Campos Conceituais: uma prática com alunos surdos. REVISTA EDUCAR MAIS, v. 7, p. 427-443, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3147. Acesso em: 21 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10109
dc.description.abstractEste artigo é um recorte da pesquisa de mestrado já concluída que abordou a temática da multiplicação na Educação de Surdos a partir da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. O objetivo deste artigo é descrever, discutir e analisar dois encontros, de um total de oito, realizados com estudantes surdos do Ensino Fundamental, cujo foco era o ensino da multiplicação. A produção dos dados, desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi realizada a partir da gravação em vídeo dos oito encontros realizados, para posterior transcrição e análise. As tarefas de cada encontro foram organizadas em um grau de dificuldade crescente, acompanhando o desenvolvimento e o raciocínio dos alunos sobre o processo de multiplicação com a inserção de diferentes materiais manipuláveis. Participaram da pesquisa oito alunos surdos, de 5º e 6º anos, de uma escola bilíngue de surdos da cidade de XXX. Os principais resultados mostram a importância do uso do material concreto e visual para os alunos, levando-os a refletirem sobre os processos vivenciados em sala de aula, de forma a construírem e aprofundarem seus saberes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCaVG/IFSulpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectCampo multiplicativopt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectEscola Bilíngue de Surdospt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectMultiplicative fieldpt_BR
dc.subjectHandling materialspt_BR
dc.subjectBilingual School for the Deafpt_BR
dc.titleO ensino de multiplicação e a Teoria dos Campos Conceituais: uma prática com alunos surdospt_BR
dc.title.alternativeTeaching multiplication and the Theory of Conceptual Fields: a practice with deaf studentspt_BR
dc.title.alternativeEnseñanza de la multiplicación y la Teoría de los Campos Conceptuales: una práctica con estudiantes sordospt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3147
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem