Por uma educação termiteira: a poética da escrita do barro através da obra de Reinata Sadimba
Abstract
Esta tese problematiza a seguinte questão: Por quais caminhos é possível pensar a escrita de pesquisa tendo a escultura como fio condutor? Ela parte dos pressupostos metodológicos da proposta de “surrealização da escrita de pesquisa” contando com seu amparo epistemo e metodológico na condução e no tratamento teórico de análise dos dados. Defendo, em tese, que a escrita de pesquisa, como escritura, pode ser compreendida como uma relação possível entre a palavra e a escultura, e ambas como formas narrativas de resistência e de libertação do empobrecimento atual da experiência no mundo. Para o desenvolvimento dessa discussão, são utilizados centralmente autores como Walter Benjamin e Friedrich Nietzsche, José Craveirinha e Mia Couto. Os principais objetivos deste trabalho são o de propor a poética como uma das formas que permitem o acesso ao espaço da terceira dimensão da palavra pela escrita de pesquisa e a possibilidade de que, através da escultura, possamos ter elementos para estabelecer um diálogo entre educação e arte, culminando na educação/pedagogia pretendida, e aqui postulada como uma Educação Termiteira.