Práticas renovadas em educação: da compreensão à expressão musical através do ensino do piano
Abstract
A presente dissertação vai apresentar as práticas de ensino-aprendizagem do piano de cada uma das professoras Sodrelina Hallal e Yara Cava da cidade de Pelotas, e evidenciar as experiências que se entendeu significativas para promover no educando a capacidade de compreensão e de expressão musical através do instrumento, sendo estes os objetivos deste trabalho. A metodologia desenvolvida baseou-se em pesquisa bibliográfica, com apoio em aspectos documentais e depoimentos. Para alcançar os resultados, buscou-se identificar as práticas das professoras através da realização de entrevistas semiestruturadas com a professora Yara e com uma aluna da professora Sodrelina, pelo fato dela ser falecida, e também se obteve informações por meio de documentos, textos acadêmicos e livros. Com base nos dados levantados realizou-se um estudo das práticas de ensino-aprendizagem de cada uma destas professoras, tendo como apoio teórico os educadores Paulo Freire, Hans-Joachim Koellreutter e Violeta de Gainza, de modo a iluminar a compreensão das práticas delineadas. No desenvolvimento da dissertação, inicia-se apresentando a educação e a música na cidade de Pelotas, de forma a contextualizar, localizar e justificar as presenças das professoras, mostrando também o ambiente de formação, bem como a trajetória de formação e as atividades artísticas de cada uma. Dando continuidade, entendeu-se necessário trazer um panorama das práticas de educação musical e do ensino do piano que foram desenvolvidas ao longo do século XX, as quais se pode mencionar os métodos ativos, de forma a apresentar práticas que trouxeram um aprendizado mais participativo e significativo para o educando. Fez-se então uma apresentação das práticas de ensino-aprendizagem dos educadores Freire, Koellreutter e Gainza, de maneira a buscar destas práticas atividades que promovessem a compreensão e a expressão, realizando uma aproximação entre eles, mostrando também um breve currículo destes dois últimos educadores da música. Por último, são delineadas as práticas de ensino-aprendizagem de cada uma das professoras, e se levantam as experiências entendidas como significativas para o desenvolvimento da compreensão e expressão musical, com base nas contribuições dos educadores Freire, Koellreutter e Gainza. Conclui-se o trabalho com as considerações finais.