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dc.creatorAmaral, Janie C.
dc.creatorMartins, Antonielle Cantarelli
dc.creatorMartins, Francielle Cantarelli
dc.date.accessioned2023-09-11T22:35:02Z
dc.date.available2023-09-11T22:35:02Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationAMARAL, J. C.; MARTINS, A. C.; Martins, F.. Paralelo entre pedagogias culturais dos povos indígenas e pedagogias culturais surdas. REVISTA ESPAÇO, V. DOSSIE 56, p. 246-263, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10064
dc.description.abstractO trabalho apresentado neste artigo é parte da pesquisa desenvolvida com a orientação do Dr. Paddy Ladd na Universidade de Bristol (2009)4. Este estudo, em particular, investigou a natureza do éthos das comunidades surdas gaúchas em relação à educação de surdos por meio da comparação com o éthos de comunidades indígenas Guarani do sul do Brasil entre os anos 2003 e 2006. Francielle Martins e Antonielle Martins, ainda bem jovens, trabalharam como auxiliares de pesquisa. As jovens pesquisadoras participaram tanto das transcrições e da análise de dados em Bristol e no Rio Grande do Sul. Trabalhamos com um grupo de doze pro-fissionais surdos do Rio Grande do Sul. Todos os informantes eram educadores, professores licencia-dos e quatro deles também eram pesquisadores. Neste artigo, utilizamos nomes fictícios ao relatar suas narrativas por razões de sigilo de pesquisa. Este trabalho consistiu em examinar as práticas de ensino e posicionamentos do grupo à luz de uma revisão bibliográfica sobre pedagogias culturais indígenas. Fazemos referência a esses professores como ‘educadores’ surdos pois este é o termo que eles próprios utilizam para nomear sua prática e seu trabalho como líderes nas comunidades, haja vista sua compreensão crítica e pedagógica tanto do termo em si como do seu papel (FREIRE, 1982b). Junto às comunidades surdas, adotamos a etnografia crítica como metodologia. Fizemos observações de campo com pessoas surdas e realizamos entrevistas. Reunimos informações da literatura sobre povos indígenas para fazer essa primeira comparação entre os dois grupos alvos do estudo – comunidades surdas e indígenas. Os resultados do estudo sustentam a premissa de que as pedagogias surdas são efetivamente pedagogias culturais e compartilham aspectos comuns com as pedagogias indígenas. O trabalho também inclui reflexões sobre as implicações metodológicas da pesquisa intercultural. A pesquisa em estudos surdos voltada para a associação entre cultura e educação ainda é bastante recente, mesmo para os dias atuais. Este estudo preliminar, concluído ainda em 2009, indicou que havia uma grande necessidade de novas pesquisas com as comunidades surdas e pessoas surdas que trabalham na educação de surdos, a fim de que possamos aumentar nossa compreensão das epistemologias e práticas pedagógicas surdas. Esta necessidade ainda existe ao final de 2021 e precisa em especial de uma revisão no que tange a novas produções e epistemologias que possam ter nascido como resultado da situação de digitalização do ensino e dos efeitos também do isolamento causado pela pandemia nos anos de 2020 e 2021, principalmente. As pedagogias surdas precisam ser reconhecidas, valorizadas e respaldadas se qui-sermos preservar as línguas de sinais e as culturas surdas. Promover pedagogias surdas e abordagens voltadas aos surdos em espaços de aprendizagem surdos é vital para a qualidade de vida das comunidades surdas e para uma bem-sucedida integração social, cultural e profissional dos surdos tanto no mundo ouvinte quanto no mundo surdo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPedagogias surdaspt_BR
dc.subjectPedagogias indígenaspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas culturaispt_BR
dc.titleParalelo entre pedagogias culturais dos povos indígenas e pedagogias culturais surdaspt_BR
dc.title.alternativeParallel between cultural pedagogies of indigenous peoples and deaf cultural pedagogiespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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