dc.creator | Silveira, Cléa Furtado da | |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T18:15:58Z | |
dc.date.available | 2023-08-24 | |
dc.date.available | 2023-08-24T18:15:58Z | |
dc.date.issued | 2023-03-10 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Cléa Furtado da. A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de Física para alunos surdos: o caso dos Movimentos Uniforme e Uniforme Variado. Orientadora: Denise Nascimento da Silveira. 2023. 139f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10018 | |
dc.description.abstract | The present study deals of a dissertation research of the Graduate Program in Teaching Science and Mathematics (PPGCM). The research methodology classified as Qualitative, Case Study, data collection by Observation and examined by Content Analysis, guided by research questions regarding contextualization, teaching materials with images, deaf culture, collaboration and bilingualism. The objective of analyzing the development of teaching strategies in Physics, designed for deaf students in a
bilingual context, facilitating the understanding of concepts and applications related to MU and MUV. Developed in a class of four students, in the 2nd year of high school, in a deaf-only class at a state common school. Among the theories of foundation are Deaf Studies, Vygotskian, Wallonian and Bachelardian theory, among other studies. It was also based on the BNCC (BRASIL, 2018), the possibilities given by remote teaching (RE) and by software. The classes were remotely helded, in which the activities were sent to a platform, that was available by the Education Secretary of the Rio Grande do
Sul State (SEDUC-RS), to which students had asynchronous access, carried out at their own time of each one, and synchronous, through a video conference tool, which allows approaches and discussions, enabling students to construct concepts related to the studied themes, understand them and use this knowledge in their daily lives. In the content analyses, the categories guided by the related research questions were considered: contextualization, the proposal developed allowed the understanding of
scientific knowledge within the context in which these individuals are inserted; the visuality, in the highlights of images, skill with tables, involvement in the graphics; collaboration, in the use of technologies in synchronous and asynchronous classes. Mathematical rigor, organization, depth, L1 comfort, L2 solutions, characterized the importance of bilingualism. Therefore, I consider that the developed
proposal and the use of this learning can contribute to the improvement of the subjects' environment, in the teaching of deaf people and/or Physics, as well, for further studies on the subject. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Deaf students | pt_BR |
dc.subject | Physics | pt_BR |
dc.subject | Visuality | pt_BR |
dc.subject | Teaching strategies | pt_BR |
dc.title | A importância da visualidade e contextualização nos processos de ensino e aprendizagem de física para alunos surdos: o caso dos movimentos uniforme e uniforme variado | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4397606112741070 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata de uma pesquisa de dissertação do Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCM). A metodologia de pesquisa classificada como Qualitativa, Estudo de Caso, a coleta de dados por observação e examinadas por Analise de Conteúdo, guiadas pelas questões da pesquisa no que se refere a contextualização, materiais didáticos com imagens, cultura surda, colaboração e o bilinguismo. O objetivo de analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino em Física, pensada para os alunos surdos em contexto bilíngue, facilitadora da compreensão dos conceitos e aplicações relacionados ao MU e MUV. Desenvolvida em uma turma de quatro alunos, no 2º ano do Ensino Médio, em uma classe somente de surdos de uma escola comum estadual. Entre as teorias da fundamentação estão os Estudos Surdos, a teoria vigotskiana, walloniana e bachelardiana, dentre outros estudos. Também se embasou na BNCC (BRASIL, 2018), as possibilidades dadas pelo ensino remoto (ER) e por softwares. Devido pandemia causada pela COVID-19, as aulas foram realizadas de forma remota, em que os conteúdos e as atividades eram enviadas para uma plataforma, disponibilizada pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC- RS), na qual os alunos tiveram acesso de forma assíncrona, realizadas no tempo próprio de cada um, e síncrona, por meio de uma ferramenta de videoconferência que permite abordagens e discussões e, assim, possibilitando aos discentes a construção dos conceitos relacionados aos temas estudados, compreendê-los e utilizá-los. Nas
análises de conteúdo considerou-se as categorias guiadas pelas questões da pesquisa referentes: a contextualização, a proposta desenvolvida permitiu a compreensão dos conhecimentos científicos dentro do contexto em que esses indivíduos estão inseridos; a visualidade, nos destaques de imagens, habilidade com tabelas, envolvimento nos gráficos; a colaboração, no uso das tecnologias das aulas síncronas e assíncronas. O rigor matemático, a organização, o aprofundamento, o conforto da L1, as soluções em L2, caracterizaram a importância do bilinguismo; Portanto, considero que a proposta desenvolvida e o uso dessas aprendizagens possam contribuir na melhoria do ambiente dos sujeitos, no ensino de surdos e/ou da Física, também, para novos estudos sobre a temática. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Denise Nascimento | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO | pt_BR |