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dc.creatorSoares, Taís Castropt_BR
dc.date.accessioned2014-07-11T14:09:34Z
dc.date.available2014-07-11T14:09:34Z
dc.date.issued2009-12
dc.identifier.citationSOARES, T.C. Memória da fotografia em Pelotas/RS na produção dos ateliês de Lhullier e Amoretty (1876-1906). Memória em Rede, Pelotas, v.1, n.1, p. 105-110, dez.2009 /mar. 2010.pt_BR
dc.identifier.issn2177-4129
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/977
dc.description.abstractA investigação buscou inicialmente situar o trabalho de B. Lhullier e A. Amoretty em um contexto de técnicas e recursos que eram empregados no Brasil. Para esse contexto aproximar-se desses fotógrafos foi necessário traçar o perfil biográfico de ambos, considerando aspectos de suas trajetórias profissionais, distinguindo a experiência adquirida por cada um e delineando as motivações que os fizeram escolher Pelotas para a fixação de seus ateliês. Após essa etapa, partiu-se para uma análise das categorias das quais se inserem os registros, sendo que através dos mesmos discutiu-se a importância do estúdio e do retratista. Analisou-se as técnicas utilizadas, confrontando-as com os resultados obtidos nas duas produções. Essa análise possibilitou detectar similaridades atestadas através da repetição no que diz respeito aos recursos técnicos e imagéticos. A partir daí, pôde-se chegar à memória da fotografia, cujos resquícios foram buscados nas semelhanças dos retratos dos dois fotógrafos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstúdio fotográficopt_BR
dc.subjectTécnica fotográficapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleMemória da fotografia em Pelotas/RS na produção dos ateliês de Lhullier e Amoretty (1876-1906)pt_BR
dc.typearticlept_BR


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