• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Document Types 
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Document Types
  •   DSpace Principal
  • Faculdade de Educação - FAE
  • Pós-Graduação em Educação - PPGE
  • PPGE: Dissertações e Teses
  • Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Document Types
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing PPGE: Dissertações e Teses by Document Types "doctoralThesis"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 334

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Acento gráfico e prosódico: um estudo sobre as hipóteses de crianças dos anos iniciais 

      Ney, Luanda Alvariza Gomes (2018-09-24)
      Esta tese buscou contemplar as relações entre o acento gráfico e o acento prosódico do português brasileiro com base em dados de produção e percepção de crianças dos anos iniciais. Na pesquisa desenvolvida, o foco recaiu ...
    • O acesso ao ensino superior e o SiSU: as implicações dos perfis dos estudantes no ingresso, na permanência e na qualidade da formação 

      Ferreira, Darlise Nunes (2022-03-15)
      As modificações na universidade pública decorrentes da implantação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e que abrange os estudantes, os docentes, o ambiente e a valorização dos conhecimentos são a problemática na qual ...
    • Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes. 

      Facin, Helenara Plaszewski (2014-04-16)
      O estudo aqui apresentado investigou quatro professoras “primárias” aposentadas que trabalharam entre as décadas de 1940-1980. A pesquisa partiu do interesse em saber o que revelam professoras da educação básica, autoras ...
    • “Ai, dá saudade!”: histórias de Marias na produção e escrita da Revista do Ensino/RS (1951-1994) 

      Gervasio, Simôni Costa Monteiro (2024-09-23)
      Esta tese busca uma problematização a respeito dos processos de produção e escrita praticados na redação da Revista do Ensino editada no Rio Grande do Sul (1951-1994) a partir da perspectiva das mulheres responsáveis pela ...
    • Alvorecer da esperança: dos diálogos entre círculos de cultura, Ondjango e Otchiwo à educação libertadora em angola – o caso ovimbundu na Ganda/Benguela. 

      Kavaya, Martinho (2009-12-12)
      Esta tese reflete sobre a relação dialógico-pedagógica entre os Círculos de Cultura do Brasil com o Ondjango e Otchiwo do grupo etnolinguístico Ovimbundu em Ganda/Benguela-Angola, para pensar a educação libertadora em ...
    • Apagão docente e PIBID: um engajamento estratégico produzindo modos de endereçamento. 

      Kehler, Gabriel dos Santos (2017-10-30)
      Na investida desta tese, pressupõe-se que Apagão Docente e Pibid estabelecem uma relação de engajamento estratégico, propondo-se assim, analisar como esta relação produz modos de endereçamento às posições de sujeito pibidiano ...
    • Apelles Porto Alegre (1850-1917): a trajetória de um intelectual mediador 

      Meira, Chéli Nunes (2022-08-30)
      Esta tese de doutorado tem como objetivo investigar a trajetória de vida e o papel de intelectual mediador desempenhado pelo professor Apelles Porto Alegre. Para tanto, procura responder à seguinte problemática de pesquisa: ...
    • Apropriação de professores-leitores do impresso O Amigo das Crianças utilizado nas escolas dominicais no contexto luterano em Pelotas/RS (1960-1990) 

      Barreto, Marcio Nilander Avila (2023-07-25)
      Esta pesquisa apresenta como objeto central o impresso denominado O Amigo das Crianças. Desde 1937, data de sua primeira publicação, foi editado e produzido pelo Sínodo Rio-Grandense, que em 1968 foi reconhecido como Igreja ...
    • Arte/educação no terreiro: a possibilidade de práticas pedagógicas antirracistas do(a) professor(a) de arte através do ritual de Baião de Princesas da Casa Fanti Ashanti, em São Luís/MA 

      Rocha, Luis Félix de Barros Vieira (2024-09-26)
      Esta tese tratou sobre a possibilidade de práticas pedagógicas antirracistas no ensino de arte, a partir das religiões de matriz africana, mais especificamente do ritual de Baião de Princesas da Casa Fanti Ashanti, em São ...
    • Associação Sul Rio-Grandense de professores: um nicho de desenvolvimento da consciência de classe docente em Pelotas (1929-1979) 

      Cardoso, Sergio Ricardo Pereira (2011)
      Partindo da premissa de que as associações mutualistas promoveram também a tão perseguida (e muitas vezes distorcida) consciência de classe, esta tese tem como objetivo analisar o processo histórico da Associação ...
    • A aula vazia: experiências de ensino de artes visuais em espaços acadêmicos 

      Sebasti, Sabina Vallarino (2023-05-15)
      As metodologias das artes são caminhos de descobrimento, experimentação e exploração de novas possibilidades expressivas. Tomando em conta os métodos e as práticas de ensino em artes visuais como trilhas de descobertas, ...
    • O autor-criador e o(s) outro(s): a estética da vida na escrita de diários de irmãos agricultores 

      Thies, Vania Grim (2013-03-04)
      Este estudo analisa os diários de três irmãos agricultores e como eles inscrevem as suas vidas, esteticamente, no ato da escrita do cotidiano rural. O referencial teóricometodológico principal do estudo foi o Círculo de ...
    • Autorregulação da aprendizagem no estágio de Licenciatura em Educação Física: proposta formativa ancorada na pesquisa-ação. 

      Avila, Luciana Toaldo Gentilini (2017-03-07)
      Esta pesquisa surgiu da necessidade de contribuir com a formação inicial dos professores de Educação Física no Brasil e oportunizar ações para que aprendam a autorregular processos de aprender para ensinar durante os ...
    • Autorregulação para aprendizagem no campo da performance musical: problematizações e proposições desde a Teoria Social Cognitiva. 

      Krüger, Veridiana de Lima Gomes (2020-02-20)
      A tese intitulada Autorregulação para aprendizagem no campo da performance musical: problematizações e proposições desde a Teoria Social Cognitiva parte do entendimento de que as pesquisas que se dedicam a abordar a ...
    • Avaliação no ensino superior: pistas para pensar as concepções e práticas avaliativas 

      Nascimento, Flávia Marchi (2022-08-29)
      Entender o que é a avaliação, bem como compreender que está inserida na prática pedagógica, pode auxiliar nas reflexões necessárias às mudanças nos processos educativos atuais. No ato de ensinar e aprender estão imbricadas ...
    • Os bebês, as crianças bem pequenas e a natureza na educação infantil: achadouros contemporâneos. 

      Castelli, Carolina Machado (2019-08-30)
      Esta investigação foi concebida a partir do questionamento quanto à possibilidade de contato de crianças bem pequenas e bebês com a natureza no contexto da educação infantil. Tal problemática se revelou pouco abordada na ...
    • O bilinguismo português/polonês na constituição disposicional e na prática: perfis sociológicos de cinco descendentes de poloneses no município de Dom Feliciano/ RS 

      Nunes, Rozele Borges (2018-03-26)
      O presente trabalho tem como tema o bilinguismo português/polonês e como objetivo principal investigou, através da constituição de retratos sociológicos: (1) como ocorre a constituição disposicional para o bilinguismo nos ...
    • O campo da educação alimentar e nutricional no espaço escolar e a formação do nutricionista: o que revelam os currículos e a prática pedagógica na universidade? 

      Madruga, Fernanda Pons (2021-04-20)
      O presente estudo se propôs a investigar a formação do nutricionista para atuar com a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Conforme a Resolução n°06, de 08 ...
    • Cartas de Libertad em uma primavera rota. 

      Fagúndez, Ariel Salvador Roja (2019-09-23)
      A partir da leitura de cartas escritas por Ruben Eriberto Roja, entre os anos de 1972 a 1985, emitidas do interior do Estabelecimento Militar de Reclusão Nº 1, mais conhecido como presídio de Libertad, localizado a poucos ...
    • Cinema, educação e morte: quando a infância encontra a guerra 

      Alves, Joice do Prado (2014-02-14)
      O universo encantado do cinema nos convida a adentrá-lo de maneira sutil e, através da imagem, nos leva a questionar o que está ao nosso redor e também a repensar nosso papel enquanto indivíduos sociais. Nos rastros de ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess TypesEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV