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dc.creatorDias, Kátia Helena Rodrigues
dc.date.accessioned2013-11-18T23:12:21Z
dc.date.available2013-11-18T23:12:21Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationDIAS, K.H.R. A Escola de Belas Artes de Pelotas Dona Carmen Trápaga Simões e a tradição no ensino de artes. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 4, 2010, Pelotas. Anais...Pelotas: Editora da UFPel, 2010. p.862-871pt_BR
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/786
dc.description.abstractEste artigo apresenta um breve panorama do ensino de artes na cidade de Pelotas/RS. Seus antecedentes estão na segunda metade do século XIX, quando artistas europeus atraídos pela então rica e culta sociedade pelotense chegam e se estabelecem na cidade. Começa assim um processo de ensino particular de artes, o qual formou pessoas de uma elite social que anos mais tarde foram responsáveis pela criação da Escola de Belas Artes. Durante o período de funcionamento da escola, o ensino recebeu influências da arte clássica européia, cujos princípios de equilíbrio e proporção são utilizados com objetivo de uma representação fiel a modelos da natureza. A escola se configurava através de uma pedagogia tradicional, com prática diretiva no qual o professor, “transmissor de conhecimento e técnicas”, objetivava o aprendizado do aluno.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTradição clássicapt_BR
dc.titleA Escola de Belas Artes de Pelotas Dona Carmen Trápaga Simões e a tradição no ensino de artespt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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  • PPGMP: Trabalhos em eventos [57]
    Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural.

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