dc.creator | Silva, Ursula Rosa da | |
dc.date.accessioned | 2013-11-12T22:29:23Z | |
dc.date.available | 2013-11-12T22:29:23Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | SILVA, U.R. Cultura visual e história da arte: a tradição do olhar sob a perspectiva pós-moderna. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO, 4, 2010, Pelotas. Anais...Pelotas: Editora da UFPel, 2010. p.542-551 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/778 | |
dc.description.abstract | Este artigo trata da relação entre a história da arte e os vários campos do sistema artístico a partir da concepção de cultura visual. Parte-se da noção de que, para o teórico da arte hoje, a interdisciplinaridade e o diálogo com outras áreas do saber − vinculadas à imagem, sua reprodução e veiculação nos vários suportes próprios à pós-modernidade − pressupõe uma predisposição de abertura para a ressignificação. Os autores escolhidos contribuem para a
reflexão a respeito do campo da cultura visual e da arte dentro deste (Fernando Hernández; Nicholas Mirzoeff), bem como a arte como uma linguagem que necessita ser ressignificada, por meio de deslocamentos como o que a metáfora possibilita (Ítalo Calvino; Paul Ricoeur). O estudo pretende questionar, mas também apontar na própria história da arte novos caminhos que esta pode traçar na tarefa de desvelar a obra. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.subject | História da arte | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.title | Cultura visual e história da arte: a tradição do olhar sob a perspectiva pós-moderna | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |