Mostrar el registro sencillo del ítem
Simulação de iluminação natural em ambientes internos por meios digitais: uma abordagem didática
dc.creator | Pires, Janice de Freitas | |
dc.creator | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2012-12-04T16:03:01Z | |
dc.date.available | 2012-12-04T16:03:01Z | |
dc.date.issued | 2007-11 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Janice de Freitas ; SILVA, Adriane Borda Almeida da. Simulação de iluminação natural por meios digitais: uma abordagem didática. In: GRAPHICA 2007, VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design e XVII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2007, Curitiba. Desafio da era digital: ensino e tecnologia. Curitiba: Departamento de Desenho UFPR, 2007. v. 1. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-61172-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/681 | |
dc.description | Este trabalho investe na elaboração de discursos didáticos, dirigidos à formação em arquitetura, capazes de promover a atividade de simulação de luz natural a partir de meios digitais de representação gráfica. Apoiando-se na Teoria da Transposição Didática, desenham-se atividades que trabalhem com estruturas integrais de saber. Isto é, delimita-se um problema típico de arquitetura, de análise da incidência de luz natural em ambientes internos, buscando-se resolvê-lo a partir de técnicas de modelagem geométrica e visual, disponíveis no contexto didático. Durante este processo elaboram-se discursos que procuram explicar e justificar a associação das técnicas referidas à resolução do problema em questão. Se aposta na contribuição ao ensino de Arquitetura, por promover o reconhecimento da modelagem geométrica e visual como elemento importante para integrar o seu campo de saberes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work invested in developing didactic discourses, targeted training in architecture, capable of promoting the activity of simulated natural light from the digital imaging. Building on Theory Didactic Transposition, draw up activities that work with structures integral to know. That is, delimit a typical problem of architecture, analysis of the incidence of natural light indoors, trying to solve it from techniques of geometric modeling and visual, available in the learning context. During this process are elaborated discourses that seek to explain and justify the combination of these techniques to solve the problem in question. If you bet contribution to teaching in Architecture, by promoting the recognition of geometric modeling and visual element as important to integrate your field of knowledge. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | GRAPHICA;2007. v. 1. p. 1-10. | |
dc.subject | Discursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Simulação de luz natural | pt_BR |
dc.subject | Modelagem geométrica e visual | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Estruturas de saber | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.subject | POSGD | pt_BR |
dc.title | Simulação de iluminação natural em ambientes internos por meios digitais: uma abordagem didática | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pós-Graduação em Gráfica Digital: Trabalhos em eventos [89]
Abrange os arquivos de trabalhos apresentados em eventos da área de Pós-Graduação em Gráfica Digital.