dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Gonsales, Célia Helena Castro | |
dc.date.accessioned | 2012-11-07T15:16:52Z | |
dc.date.available | 2012-11-07T15:16:52Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.identifier.citation | SILVA, A.B.A.; PIRES, J.F.; GONSALES, C. Atribuição de Metadados como exercício de metacognição para a ação projetual de arquitetura. In: SIGRADI 2010, 2010, Bogotá/ Colombia. XIV Congreso de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital. Bogotá: Ediciones Uniandes, 2010. v. 1. p. 69-72. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/666 | |
dc.description | A atividade de atribuição de metadados para a catalogação de uma demanda de projeto de arquitetura, mais do que o tempo, um processo de reflexão sobre a produção de arquitetura. Assim, esta atividade busca uma estratégia didática para o ensino / aprendizagem de projeto arquitetônico, que é interpretado como um mecanismo de meta-cognição. Exercícios são promovidos em que os estudantes de arquitetura refletirão sobre sua própria produção de projetos, atribuirão palavras-chave que as caracterizariam, inicialmente sem referências estruturadas para esta caracterização, mas depois estabelecendo uma taxonomia de domínio arquitetônico disponível. Os resultados apontam para a validação da estratégia, demonstrando o potencial do exercício. | pt_BR |
dc.description.abstract | The activity of metadata assignment for the cataloging of an architectural design demands, more than time, a process of reflection about the production of architecture. Thus, in this activity seeks a didactic strategy for teaching/learning architectural design, which is interpreted as
a mechanism of meta-cognition. Exercises are promoted in which the students of architecture reflect about their own production of designs, assigning key words to characterize them, initially without structured references for this characterization but later establishing a taxonomy of available architectural domain. The results point to the validation of the strategy, demonstrating the potential of the exercise. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES, CNPq, FAPERGS | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | SIGRADI;2010. v. 1. p. 69-72 | |
dc.subject | Projeto de catalogação | pt_BR |
dc.subject | Metadados | pt_BR |
dc.subject | Meta-cognição | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI POSGD PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Atribuição de metadados como exercício de metacognição para a ação projetual de arquitetura | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |