dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane dos Santos | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.date.accessioned | 2012-10-09T20:19:45Z | |
dc.date.available | 2012-10-09T20:19:45Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | PIRES, Janice de Freitas; NUNES, Cristiane dos Santos; SILVA, Adriane Borda Almeida da. Aquisição de repertório geométrico a partir de processos de modelagem de obras de Candela e Calatrava. In: V Projetar, 2011, Belo Horizonte. V Projetar - Processos de Projeto: Teorias e Práticas. Belo Horizonte: UFMG, 2011. v. 1. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/659 | |
dc.description | Aprender arquitetura a partir da análise de casos de projeto é uma prática estabelecida no contexto de escolas de arquitetura. Representar graficamente obras exemplares promove ainda mais a apreensão da forma, considerando-se que o ato de representar exige a aquisição de um vocabulário e repertório geométrico (CHING, 2002). As tecnologias digitais permitem que a atividade de representação tenha maior agilidade. Porém, além de exigirem conhecimentos específicos para a sua apropriação, passam a tratar de um conhecimento mais amplo em geometria (POTMANN et al, 2007), pois abarcam diferentes níveis de complexidade formal. Este estudo parte da consideração da carência de materiais didáticos que promovam a apropriação das tecnologias digitais a partir de um propósito específico: aquisição de repertório geométrico para o projeto, através da atividade de representação gráfica, investindo assim na estruturação de materiais com este objetivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Learn architecture from the case studies project is an established practice in the context of schools of architecture. Represent graphically works promotes further understanding of the shape, considering that the act of representing requires the acquisition of a geometric vocabulary and repertoire (Ching, 2002). Digital technologies allow the activity of representation has greater agility. But not only require specific knowledge to be appropriated, are dealing with a broader knowledge in geometry (POTMANN et al, 2007), as encompassing different levels of formal complexity. This study part of the consideration the lack of educational materials that promote the appropriation of digital technologies from one specific purpose: acquisition of geometric repertoire for the project, through the activity of graphical representation, thus investing in the structuring of materials for this purpose. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ, FAPERGS, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Projetar;5º 2011 | |
dc.subject | Repertório geométrico | pt_BR |
dc.subject | Representação gráfica | pt_BR |
dc.subject | Projeto de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI POSGD PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Aquisição de repertório geométrico a partir de processos de modelagem de obras de Candela e Calatrava | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |