Mostrar el registro sencillo del ítem
Avaliação e autoavaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituais
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.creator | Conill, Elisabeth da Rosa | pt_BR |
dc.creator | Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-04T17:10:24Z | |
dc.date.available | 2012-10-04T17:10:24Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.citation | SILVA ,Adriane Borda Almeida da et al. Avaliação e auto-avaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituais. Educação Gráfica (Bauru), v. 11, p. 98-110, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-3895 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/614 | |
dc.description | Neste trabalho relata-se o uso de mapas conceituais como estratégia para a explicitação de processos de aprendizagem de representação gráfica digital, objetivando subsidiar atividades de avaliação e autoavaliação. Os processos relativos à Gráfica Digital exigem que o estudante se aproprie da tecnologia informática a partir do reconhecimento de parâmetros que controlam os procedimentos para a simulação de imagens digitais, resultantes de processos informatizados de descrição geométrica e de simulação do fenômeno de interação entre luz e matéria. O alto nível de automatização destes procedimentos confere pouca transparência à atividade de representação. Os mapas conceituais têm possibilitado explicitar a trajetória de construção e sistematização do conhecimento realizada pelo estudante, registrando detalhes e especificidades dos saberes tratados. Destaca-se que estas práticas decorrem também de processos de ensino/aprendizagem na modalidade a distância através da Internet. Desta maneira, estes mapas têm facilitado e até mesmo viabilizado as atividades de avaliação e autoavaliação tanto docente como discente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research reports the use of conceptual maps as a strategy to explicit the learning processes of digital graphics representation, aiming at subsidizing the evaluation and selfevaluation activities. The processes related to Digital Graphics require that the student attains the computer science technology based on the recognition of parameters which control the simulation procedures to generate digital images, resulting from computing processes of geometric description and the phenomenon of interaction between light and matter. The high level of procedure automation provides low transparency to the representation activities. The conceptual maps allowed to explicit the construction and systematization trajectory of knowledge performed by the student, registering details and specifications of knowledge. It is important to point out that these activities are also the result of teaching/learning processes in the modality of distance learning based on the Internet. Thus, these maps have facilitated and also allowed the evaluation and selfevaluation activities of students and professors. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Educação Gráfica;v. 11, n.2 2007 CD-ROM | |
dc.subject | Representação gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Avaliação e auto-avaliação | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.subject | POSGD | pt_BR |
dc.title | Avaliação e autoavaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituais | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Pós-Graduação em Gráfica Digital: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Pós-Graduação em Gráfica Digital.