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dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.contributor.authorPires, Janice de Freitas
dc.creatorConill, Elisabeth da Rosapt_BR
dc.creatorFélix, Neusa Mariza Leite Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-04T17:10:24Z
dc.date.available2012-10-04T17:10:24Z
dc.date.issued2007
dc.identifier.citationSILVA ,Adriane Borda Almeida da et al. Avaliação e auto-avaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituais. Educação Gráfica (Bauru), v. 11, p. 98-110, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1414-3895
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/614
dc.descriptionNeste trabalho relata-se o uso de mapas conceituais como estratégia para a explicitação de processos de aprendizagem de representação gráfica digital, objetivando subsidiar atividades de avaliação e autoavaliação. Os processos relativos à Gráfica Digital exigem que o estudante se aproprie da tecnologia informática a partir do reconhecimento de parâmetros que controlam os procedimentos para a simulação de imagens digitais, resultantes de processos informatizados de descrição geométrica e de simulação do fenômeno de interação entre luz e matéria. O alto nível de automatização destes procedimentos confere pouca transparência à atividade de representação. Os mapas conceituais têm possibilitado explicitar a trajetória de construção e sistematização do conhecimento realizada pelo estudante, registrando detalhes e especificidades dos saberes tratados. Destaca-se que estas práticas decorrem também de processos de ensino/aprendizagem na modalidade a distância através da Internet. Desta maneira, estes mapas têm facilitado e até mesmo viabilizado as atividades de avaliação e autoavaliação tanto docente como discente.pt_BR
dc.description.abstractThis research reports the use of conceptual maps as a strategy to explicit the learning processes of digital graphics representation, aiming at subsidizing the evaluation and selfevaluation activities. The processes related to Digital Graphics require that the student attains the computer science technology based on the recognition of parameters which control the simulation procedures to generate digital images, resulting from computing processes of geometric description and the phenomenon of interaction between light and matter. The high level of procedure automation provides low transparency to the representation activities. The conceptual maps allowed to explicit the construction and systematization trajectory of knowledge performed by the student, registering details and specifications of knowledge. It is important to point out that these activities are also the result of teaching/learning processes in the modality of distance learning based on the Internet. Thus, these maps have facilitated and also allowed the evaluation and selfevaluation activities of students and professors.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseriesEducação Gráfica;v. 11, n.2 2007 CD-ROM
dc.subjectRepresentação gráfica digitalpt_BR
dc.subjectAvaliação e auto-avaliaçãopt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.subjectPOSGDpt_BR
dc.titleAvaliação e auto­avaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituaispt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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