dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.creator | Conill, Elisabeth da Rosa | pt_BR |
dc.creator | Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-04T17:10:24Z | |
dc.date.available | 2012-10-04T17:10:24Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.citation | SILVA ,Adriane Borda Almeida da et al. Avaliação e auto-avaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituais. Educação Gráfica (Bauru), v. 11, p. 98-110, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-3895 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/614 | |
dc.description | Neste trabalho relata-se o uso de mapas conceituais como estratégia para a
explicitação de processos de aprendizagem de representação gráfica digital, objetivando subsidiar atividades de avaliação e autoavaliação. Os processos relativos à Gráfica Digital exigem que o estudante se aproprie da tecnologia informática a partir do reconhecimento de parâmetros que
controlam os procedimentos para a simulação de imagens digitais, resultantes de processos informatizados de descrição geométrica e de
simulação do fenômeno de interação entre luz e matéria. O alto nível de automatização destes procedimentos confere pouca transparência à atividade de representação. Os mapas conceituais têm possibilitado
explicitar a trajetória de construção e sistematização do conhecimento
realizada pelo estudante, registrando detalhes e especificidades dos saberes
tratados. Destaca-se que estas práticas decorrem também de processos de
ensino/aprendizagem na modalidade a distância através da Internet. Desta maneira, estes mapas têm facilitado e até mesmo viabilizado as atividades de avaliação e autoavaliação
tanto docente como discente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research reports the use of conceptual maps as a strategy to explicit the learning processes of digital graphics representation, aiming at subsidizing the evaluation and selfevaluation activities. The processes related to Digital Graphics require that the student attains the computer science technology based on the recognition of parameters which control the simulation procedures to generate digital images, resulting from computing processes of geometric description and the phenomenon of
interaction between light and matter. The high level of procedure automation provides low transparency to the representation activities. The conceptual maps allowed to explicit the construction and systematization
trajectory of knowledge performed by the student, registering details and
specifications of knowledge. It is important to point out that these activities
are also the result of teaching/learning processes in the modality of distance
learning based on the Internet. Thus, these maps have facilitated and also allowed the evaluation and selfevaluation activities of students and professors. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Educação Gráfica;v. 11, n.2 2007 CD-ROM | |
dc.subject | Representação gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Avaliação e auto-avaliação | pt_BR |
dc.subject | Mapas conceituais | pt_BR |
dc.subject | Educação à distância | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.subject | POSGD | pt_BR |
dc.title | Avaliação e autoavaliação de atividades de representação gráfica digital utilizando mapas conceituais | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |