dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Vasconselos, Tássia Borges de | |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2012-10-04T14:41:11Z | |
dc.date.available | 2012-10-04T14:41:11Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriane Borda Almeida da et al. Trajetórias de aprendizagem em representação gráfica digital. Revista Educação Gráfica, v. 16, p. 5-22, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-7374 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/611 | |
dc.description | O aprendizado de arquitetura pela análise de referenciais de projeto é uma prática estabelecida no contexto das escolas de arquitetura. Representar graficamente tais obras promove uma maior apreensão da forma, pois exige a aquisição de vocabulário e repertório geométrico. As tecnologias digitais proporcionam agilidade para este processo, além de melhores possibilidades de visualização para compreensão da forma. Práticas que estimulem o desenvolvimento do raciocínio espacial, sempre preconizado por disciplinas de Geometria Descritiva, pouco tem se valido das tecnologias digitais de representação. Estando atentos às teorias pedagógicas, observa-se a necessidade de desenhar novas práticas didáticas, que
amenizem fragmentações já consolidadas pela estrutura curricular. Especialmente para o
contexto de arquitetura tem-se a necessidade em interpretar a atividade de representação
como ação projetual. Este trabalho descreve um processo de delimitação de trajetórias de
aprendizagem em Representação Gráfica Digital, para a formação em Arquitetura. Estas trajetórias se configuram por uma sequência de exercícios de representação de obras de arquitetura, selecionadas de maneira a contemplar conceitos e técnicas mais amplos
possíveis em termos de configurações formais. A partir da disponibilização de materiais
didáticos estão sendo promovidos momentos de apropriação de técnicas digitais de representação, integrando objetivos pedagógicos de disciplinas de Projeto, Informática Aplicada à Arquitetura e Geometria Descritiva. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Educação Gráfica Ano 2012 - V.16 – Nº. 02; | |
dc.subject | Trajetória de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Representação gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Obras de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI POSGD PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Trajetórias de aprendizagem em representação gráfica digital | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |