Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.contributor.authorPires, Janice de Freitas
dc.contributor.authorVasconselos, Tássia Borges de
dc.contributor.authorNunes, Cristiane dos Santos
dc.date.accessioned2012-10-04T14:41:11Z
dc.date.available2012-10-04T14:41:11Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationSILVA, Adriane Borda Almeida da et al. Trajetórias de aprendizagem em representação gráfica digital. Revista Educação Gráfica, v. 16, p. 5-22, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/611
dc.descriptionO aprendizado de arquitetura pela análise de referenciais de projeto é uma prática estabelecida no contexto das escolas de arquitetura. Representar graficamente tais obras promove uma maior apreensão da forma, pois exige a aquisição de vocabulário e repertório geométrico. As tecnologias digitais proporcionam agilidade para este processo, além de melhores possibilidades de visualização para compreensão da forma. Práticas que estimulem o desenvolvimento do raciocínio espacial, sempre preconizado por disciplinas de Geometria Descritiva, pouco tem se valido das tecnologias digitais de representação. Estando atentos às teorias pedagógicas, observa-se a necessidade de desenhar novas práticas didáticas, que amenizem fragmentações já consolidadas pela estrutura curricular. Especialmente para o contexto de arquitetura tem-se a necessidade em interpretar a atividade de representação como ação projetual. Este trabalho descreve um processo de delimitação de trajetórias de aprendizagem em Representação Gráfica Digital, para a formação em Arquitetura. Estas trajetórias se configuram por uma sequência de exercícios de representação de obras de arquitetura, selecionadas de maneira a contemplar conceitos e técnicas mais amplos possíveis em termos de configurações formais. A partir da disponibilização de materiais didáticos estão sendo promovidos momentos de apropriação de técnicas digitais de representação, integrando objetivos pedagógicos de disciplinas de Projeto, Informática Aplicada à Arquitetura e Geometria Descritiva.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseriesEducação Gráfica Ano 2012 - V.16 – Nº. 02;
dc.subjectTrajetória de aprendizagempt_BR
dc.subjectMateriais didáticospt_BR
dc.subjectRepresentação gráfica digitalpt_BR
dc.subjectObras de arquiteturapt_BR
dc.subjectGEGRADI POSGD PROGRAUpt_BR
dc.titleTrajetórias de aprendizagem em representação gráfica digitalpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples