Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Diego da Luzpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:23:49Z
dc.date.available2013-08-12pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:23:49Z
dc.date.issued2012-08-10pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Diego da Luz. Senhores da história: representação e identidade na escrita e ensino da história de Guarapuava/PR. 2012. 210 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2150
dc.description.abstractThis dissertation consists of an analytical-critical study about the construction of the historical local narrative of Guarapuava city, in Paraná State. With this purpose we took as primary sources written materials for teaching purposes and textbooks to be used in teaching the history of that city. We based our analysis on the theoretical framework of cultural history, trying to understand these materials within their contexts of production and authorship. The main focus was to observe the way the books show a model of identity of the person born in Guarapuava, serving as a space of representation of social portion in question. We also discussed issues concerning the teaching of history, observing how it was sought to legitimize a "version" on the local history from their school education. We realized that the model of identity that is presented is related to a partial view of history forged within the group which uses it to represent itself, thus establishing positions in the social structure. We further noted that this narrative presents in its construction elements that are part of the social imaginary, highlighting the figure of "heroes", politicians and pioneers, while, at the same time, establishing a place of the "other". It is possible to say that the model of identity of the guarapuavano , identified in the sources, although is placed as pattern, refers to a social group that represents themselves and maintain their social and political prestige, given that this story also serves as a means of maintaining and legitimizing the power of this group, being often used as the official history of Guarapuavaeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.titleSenhores da história: representação e identidade na escrita e ensino da história de Guarapuava/PRpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6993411762426954por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530480602109979por
dc.description.resumoEsta dissertação consiste em um estudo de cunho analítico-crítico sobre a construção da narrativa histórica local da cidade de Guarapuava/PR. Com esse intuito tomamos como fontes principais materiais escritos com fins didáticos e paradidáticos para serem usados no ensino da história da referida cidade. Pautamos nossas análises no referencial teórico da história cultural, buscando assim compreender tais materiais dentro de seus contextos de produção e autoria. O principal foco foi perceber o modo pelo qual os livros evidenciam um modelo de identidade do guarapuavano , servindo como espaço de representação da parcela social em apreço. Discutimos ainda questões relativas ao ensino de história, observando como se buscou legitimar uma versão sobre a história local a partir de seu ensino escolar. Percebemos que o modelo de identidade que se apresenta diz respeito a uma visão parcial da história forjada dentro do próprio grupo que se utiliza dela para se representar, estabelecendo assim posicionamentos na estrutura social. Observamos ainda que tal narrativa apresenta em sua construção elementos que fazem parte do imaginário social, destacando a figura de heróis , políticos e pioneiros, ao mesmo tempo em que estabelece o lugar do outro . É possível afirmarmos que o modelo de identidade doguarapuavano identificado nas fontes, embora seja colocado como padrão, diz respeito a um grupo social que se auto-representa e mantém seu prestígio social e político, haja vista que tal narrativa serve também como meio de manutenção e legitimação do poderdeste grupo, sendo frequentemente utilizada como a história oficial de Guarapuavapor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Gandra, Edgar Ávilapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples