Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSchmitz, Maira Evelinept_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:23:47Z
dc.date.available2013-08-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:23:47Z
dc.date.issued2013-03-15pt_BR
dc.identifier.citationSCHMITZ, Maira Eveline. Nas asas do vapor: construção do espaço ferroviário em Pelotas/RS (fim do séc. XIX, início do séc. XX). 2013. 246 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2143
dc.description.abstractThis work has a theme the railroad in the city of Pelotas, in the specific period of 1884, time of inauguration of the Rio Grande Bagé Railroad and railway station of Pelotas until the first decades of the 20th century, between the years 1910 and 1920. The central object of the research is the relationships and social conflicts that came with trains and exceeded the space station, building what can be called "urban railway area". The focus, therefore, is directed to visual development and to the formation of specific sociability at these spacialities. For the preparation of this work was to analyze, mainly, through newspapers and photographs that represent the area of the railroad in the period, added to reports and technical regulations, correspondence and memoirs. In relation to the methodology with the images, starting work as Ana Maria Mauad and Zita Possamai, the fonts was divided into thematic categories; after, following the contributions of Canabarro, we opted for a scheme of analysis that focuses on the different planes of an image, whether in relation to what is shown, or the way that evokes the representation; lastly, the line interpretive theoretical and methodological started the three main spots suggested by Ulpiano Bezerra de Menezes, to think about the relationship of the History with pictures: visual, the visible and the vision. In relation to the journals, followed the line of interpretive by Tania Regina de Luca. In a sense, the treatment of journals did not differ much from that given to images, being also classified by themes, to continue after an analysis centered on how the narratives were exposed and its contenteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEstrada de ferro do Rio Grande a Bagépor
dc.subjectPelotaspor
dc.subjectVisualidadepor
dc.subjectSociabilidadepor
dc.subjectRio Grande-Bagé railroadeng
dc.subjectPelotaseng
dc.subjectVisualityeng
dc.subjectSociabiliteng
dc.titleNas asas do vapor: construção do espaço ferroviário em Pelotas/RS (fim do séc. XIX, início do séc. XX)por
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2301575995693471por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6365699903494182por
dc.description.resumoO presente trabalho possui por tema a ferrovia na cidade de Pelotas, no período específico de 1884, momento da inauguração da Estrada de Ferro Rio Grande Bagé e da estação ferroviária pelotense, até as primeiras décadas do século XX entre os anos de 1910 e 1920. O objeto central da pesquisa são as relações e os conflitos sociais que vieram com os trens e ultrapassaram o espaço da estação, construindo o que pode ser chamado de espaço ferroviário urbano . O foco, assim, direciona-se para a elaboração visual e para a constituição de sociabilidades específicas nestas espacialidades. Para a elaboração deste trabalho, a análise ocorreu, principalmente, por meio de jornais e fotografias que representassem o espaço da ferrovia no período, somados a relatórios e regulamentos técnicos, correspondências e memórias escritas. Em relação à metodologia com as imagens, partindo de trabalhos como de Ana Maria Mauad e Zita Possamai, dividiu-se as fontes em categorias temáticas; após, seguindo as contribuições de Canabarro, optou-se por um esquema de análise que focaliza os diversos planos de uma imagem, seja em relação ao que está representado, ou aos sentidos que a representação evoca; por fim, a linha interpretativa teórico-metodológica principal partiu dos três focos sugeridos por Ulpiano Bezerra de Meneses, ao pensar a relação da história com as imagens: o visual, o visível e a visão. Em relação aos periódicos, seguiu-se na linha interpretativa de Tânia Regina de Luca. De certo modo, o tratamento dos periódicos não diferiu muito daquele dado às imagens, sendo também classificados por categorias temáticas, para após prosseguir com uma análise centrada na forma como as narrativas eram expostas e no seu conteúdopor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASILpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Leal, Elisabete da Costapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem