Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFonseca, Márcia Souza dapt_BR
dc.creatorFelix, Adriani Mellopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.available2014-01-17pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.issued2013-12-20pt_BR
dc.identifier.citationFELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913
dc.description.abstractThis work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectPolíticas de currículopor
dc.subjectGovernamentalidadepor
dc.subjectSaber estatísticopor
dc.subjectEnsino politécnicopor
dc.subjectCurricular policieseng
dc.subjectGovernmentalityeng
dc.subjectStatistical knowledgeeng
dc.subjectPolytechnicseng
dc.titlePráticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamentopor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5020185796277344por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7950804967345359por
dc.contributor.referees1Vieira, Jarbas Santospt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7490451482911533por
dc.description.resumoEste trabalho analisou as condições históricas e discursivas que possibilitaram as reformas curriculares para o Ensino Médio no Brasil, com um olhar mais atento ao Ensino Médio Politécnico no RS. O trabalho teve o objetivo de compreender, nos discursos curriculares oficiais, como a matemática tornou-se um importante dispositivo na condução dos sujeitos através do currículo e das políticas públicas endereçadas à educação. Estudou-se as articulações entre contextualização, saber estatístico e matemática, problematizando suas (im)possibilidades neste modelo de currículo. Para esta analítica, utilizou-se o conceito de práticas discursivas e governamentalidade em Foucault. O espaço de análise se constituiu dos documentos curriculares para o ensino médio e de sua materialização em Projetos Vivenciais, do seminário integrado no RS. Para tanto, foi realizada inferência ao conceito de politecnia, para abordar estes projetos e suas possibilidades discursivas em relação à governamentalidade neoliberal.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem