Mostrar el registro sencillo del ítem
Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento
dc.contributor.advisor | Fonseca, Márcia Souza da | pt_BR |
dc.creator | Felix, Adriani Mello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:57:34Z | |
dc.date.available | 2014-01-17 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:57:34Z | |
dc.date.issued | 2013-12-20 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FELIX, Adriani Mello. Práticas Curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1913 | |
dc.description.abstract | This work analyses the historical and discursive conditions of production of curricular reform for High School in Brazil, particularly in Vocational High School Polytechnic. This paper aims at understanding, in the official curricular discourses, how mathematics becomes an important device for conducting subjects via curriculum and public policies addressed by education. This paper discusses the articulations between contextualization, statistical knowledge and mathematics, problematizing its (im)possibilities in such model of curriculum. To do so it was applied Foucault's concept of discursive practices and governmentality. The research used sources from documental analysis with official documents about High School integrated seminar and its Projetos Vivenciais in RS. In order to examine it the author makes some inferences using the concept of polytechnics to approach these projects and their discursive possibilities related to neoliberal governmentality. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Políticas de currículo | por |
dc.subject | Governamentalidade | por |
dc.subject | Saber estatístico | por |
dc.subject | Ensino politécnico | por |
dc.subject | Curricular policies | eng |
dc.subject | Governmentality | eng |
dc.subject | Statistical knowledge | eng |
dc.subject | Polytechnics | eng |
dc.title | Práticas curriculares na RS: as (poli)técnicas de governamento | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5020185796277344 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7950804967345359 | por |
dc.contributor.referees1 | Vieira, Jarbas Santos | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7490451482911533 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho analisou as condições históricas e discursivas que possibilitaram as reformas curriculares para o Ensino Médio no Brasil, com um olhar mais atento ao Ensino Médio Politécnico no RS. O trabalho teve o objetivo de compreender, nos discursos curriculares oficiais, como a matemática tornou-se um importante dispositivo na condução dos sujeitos através do currículo e das políticas públicas endereçadas à educação. Estudou-se as articulações entre contextualização, saber estatístico e matemática, problematizando suas (im)possibilidades neste modelo de currículo. Para esta analítica, utilizou-se o conceito de práticas discursivas e governamentalidade em Foucault. O espaço de análise se constituiu dos documentos curriculares para o ensino médio e de sua materialização em Projetos Vivenciais, do seminário integrado no RS. Para tanto, foi realizada inferência ao conceito de politecnia, para abordar estes projetos e suas possibilidades discursivas em relação à governamentalidade neoliberal. | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações