Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, Maria de Fátima Duartept_BR
dc.creatorScherwenske, Lisiane Jaques Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.available2014-01-14pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:57:34Z
dc.date.issued2013-08-23pt_BR
dc.identifier.citationSCHERWENSKE, Lisiane Jaques Rodrigues. Saberes mobilizados pelo professor de matemática na educação de jovens e adultos: buscando fios que tecem esta relação. 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1912
dc.description.abstractThis paper is the description of the research project Knowledge mobilized by the Mathematics teacher in adults and youths education: searching for what weaves this relationship together which has investigated: How does the teaching knowledge permeate the teaching performance of the Mathematics lecturer in adults and youths education? To answer this question strategic methods have been utilized, such as the semi-structured interview, as well as the focus groups and lookalike replacement techniques. The project is about a qualitative study of character developed in a local school in Pelotas, in which Mathematics teachers working in the adults and youths education field have been the studied group. Theoretical references about teaching knowledge which weaves the teachers performance have been searched in the concepts of Tardif (2012) and Gauthier et al. (1998). To answer the research issue, the results of the semi-structured interview and the lookalike replacement technique have been analyzed by using the technique of content analysis. The information that has come from the focus group subsidized the formation of the final product: a website, which intends to contribute to the teaching performance of Mathematics teachers who work with adults and youths.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectAdults and youths educationeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.titleSaberes mobilizados pelo professor de matemática na educação de jovens e adultos: buscando fios que tecem esta relaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3703132731493040por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2584306564128916por
dc.description.resumoO presente trabalho é a descrição da pesquisa Saberes mobilizados pelo professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: buscando fios que tecem esta relação - que investigou: Como os saberes docentes permeiam a prática do professor de Matemática na Educação de Jovens e Adultos? Para responder a esta interrogação utilizou-se como estratégias metodológicas a entrevista semi-estruturada e as técnicas de grupo focal e de sósia substituto. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo desenvolvido em uma escola da rede municipal de Pelotas, cujas professoras de Matemática da modalidade de Educação de Jovens e Adultos foram o grupo estudado. Buscou-se nos conceitos de Tardif (2012) e Gauthier et al. (1998) referências sobre os saberes docentes que permeiam as práticas do educador. Os resultados da entrevista semi-estruturada e da técnica sósia substituto foram analisados usando a técnica de análise de conteúdo para responder o problema da pesquisa. As informações advindas do grupo focal subsidiaram a formulação do produto final: site, que pretende contribuir para a prática das e dos professores de Matemática que atendem jovens e adultos.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples