Mostrar el registro sencillo del ítem
Escrita matemática: uma possibilidade para o ensino diferenciado de Álgebra
dc.contributor.advisor | Silveira, Denise Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Sedrês, Aruana da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:57:34Z | |
dc.date.available | 2014-01-14 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:57:34Z | |
dc.date.issued | 2013-08-30 | pt_BR |
dc.identifier.citation | SEDRÊS, Aruana da Rosa. Escrita matemática: uma possibilidade para o ensino diferenciado de Álgebra. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1911 | |
dc.description.abstract | The thesis described here consists of a qualitative research that has been completed in the course of Professional Master s Degree in Mathematics and Science Teaching (UFPel), which I discuss the development of writing in mathematics classes, more specifically the use of writing in the algebraic knowledge. With this practical I seek exercise with student another way to develop mathematical knowledge, regarding what occurs in the classroom, where mathematics is seen only as numbers and operations. The students involved subject of this research are students of 8th grade in a private school in the city of Pelotas/RS and they were chosen to participate in this study case because they have as characteristic the act of belonging to a group that makes studies of progression in Mathematics. To develop the work I use as a methodological option of application in the classroom, in overtime, the Didactic Engineering (Artigue, 1996), a research method which consists of four stages: previous analysis; conception and analysis to priori; experimentation; analysis to posteriori validation of the experimentation. And as a method for analysis of writings completed by these students, in other words, the data analysis using Textual Discoursive Analysis, proposed by Galiazzi and Moraes (2007), allowed to detach in writing these two categories. Activity of writing in mathematics classroom and Learning of Algebra . Such categories confirm what I argue in this thesis, the importance of writing in the classroom. Through the writing students achieve the understanding of how they think and so they establish relations between different meanings and representations of the same notion and/or concept. Through the textual production in class, they are influenced to develop a process with the principles of metacognition (Lafortune and Saint-Pierre, 1996), furthermore, this production arouses student autonomy, improving their understanding, and constitutes as an another mediation between students and knowledge. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Álgebra | por |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject | Metacognition | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Algebra | eng |
dc.title | Escrita matemática: uma possibilidade para o ensino diferenciado de Álgebra | por |
dc.title.alternative | Mathematical writing: a possibility for a different Algebra s teaching | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1605575615374878 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866864802999230 | por |
dc.contributor.referees1 | Damiani, Magda Floriana | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9565345581329474 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação consiste no relato de uma pesquisa qualitativa feita no curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática (UFPel), em que abordo o desenvolvimento da escrita nas aulas de Matemática, mais especificamente, o uso da escrita na construção de conhecimentos algébricos. Com essa prática, procuro exercitar com o aluno outra forma de desenvolver conhecimentos matemáticos, em relação ao que acontece nas salas de aula, onde a matemática é vista somente como números e operações. Os estudantes envolvidos - sujeitos desta pesquisa - são alunos de 8ª série de uma escola particular da cidade de Pelotas/RS e foram escolhidos para participar deste estudo de caso por terem como característica o pertencimento a um grupo que faz estudos de progressão da disciplina de Matemática. Para desenvolver o trabalho utilizo como opção metodológica de aplicação em sala de aula, em horário extra, da Engenharia Didática (ARTIGUE, 1996), um método de pesquisa composto por quatro fases: análise prévia; concepção e análise a priori ; experimentação; análise a posteriori e validação da experimentação. E como método para análise das escritas feitas por esses estudantes, ou seja, a análise de dados uso a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007), que permitiu destacar nessas escritas duas categorias, Atividade de escrever na aula de Matemática e Aprendizagem de Álgebra . Tais categorias corroboram com o que defendo nesta dissertação, a importância do escrever na sala de aula. Através da escrita os alunos realizam a compreensão do modo como pensam e assim estabelecem relações entre diferentes significados e representações de uma mesma noção e/ou conceito. Por meio da produção textual em aula, eles são levados a desenvolver um processo com os princípios de metacognição (LAFORTUNE e SAINT-PIERRE, 1996), além disso, essa produção desperta a autonomia do aluno, valorizando a sua compreensão, e se constitui em mais uma mediação entre alunos e conhecimento. | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGECM: Dissertações e Teses [139]
Dissertações