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dc.contributor.advisorFerreira, André Luis Andrejewpt_BR
dc.creatorCosta, Ana Maria Simões Nettopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:57:33Z
dc.date.available2013-12-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:57:33Z
dc.date.issued2013-08-16pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Maria Simões Netto. Twitter e Facebook: aprendizagem colaborativa em Matemática. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1908
dc.description.abstractThe present study begins research on how social networking sites Twitter and Facebook involved modifying the teaching-learning of mathematics. Therefore, it approaches the Information and Communication Technologies (ICT) in everyday school life through the influence of the social context in which it is inserted contemporary society and exceeds the physical education that occurs. Specifically on ICT discusses the possibility of using social networking sites as spaces mediators of teaching-learning process, aiming collaborative production of knowledge, the development of teaching projects involving research into the history of mathematics. This research is based on theories that discuss the use of ICT in education such as Pierre Lévy, the research as a process that enables the student to work in the construction of their learning as Pedro Demo and articulates the concepts of the theory socio-cultural-historical Vygosky to be the student, the active subject in the process of learning and development. It is concluded in this study that social networking sites actually participated and changed the teaching-learning process, and enabled the collaborative production of knowledge in enabling change to teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectSites de rede socialpor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)por
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectSocial networking siteseng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectCollaborative apprenticeshipeng
dc.subjectInformation and Communication Technologies (ICT)eng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleTwitter e Facebook: aprendizagem colaborativa em Matemáticapor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7524691116139605por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0257799779736390por
dc.contributor.referees1Sperotto, Rosária Ilgenfritzpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1LattesSperotto, Rosária Ilgenfritzpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem origem na investigação sobre como os sites de rede social Twitter e Facebook participam e modificam o processo ensino-aprendizagem da Matemática. Para tanto, aborda-se as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) presentes no cotidiano escolar pela influência do contexto social no qual está inserida a sociedade contemporânea e que transcende os espaços físicos em que ocorre a educação. Sobre as TIC, mais especificamente, aborda-se a possibilidade de uso dos sites de rede social como espaços mediadores do processo ensino-aprendizagem, visando a produção colaborativa do conhecimento, no desenvolvimento de projetos de ensino que envolvem a pesquisa sobre a História da Matemática. Esta investigação está respaldada em teóricos que discutem o uso das TIC na educação como Pierre Lévy, a pesquisa como um processo que possibilita o aluno atuar na construção de seu aprendizado conforme Pedro Demo e articula os conceitos da teoria sócio-histórico-cultural de Vygosky por ser, o aluno, o sujeito ativo no seu processo de aprendizado e desenvolvimento. Constatou-se nesta investigação que os sites de rede social de fato participaram e modificaram o processo ensino-aprendizagem, bem como viabilizaram a produção colaborativa do conhecimento e propiciaram mudança no fazer docente.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


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