Mostrar el registro sencillo del ítem
Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio
| dc.contributor.advisor | Clark, Suzete Chiviacowsky | pt_BR |
| dc.creator | Wally, Raquel do Sacramento | |
| dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:49:15Z | |
| dc.date.available | 2010-09-15 | pt_BR |
| dc.date.available | 2014-08-20T13:49:15Z | |
| dc.date.issued | 2010-02-26 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | WALLY, Raquel do Sacramento. Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. | por |
| dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1834 | |
| dc.description.abstract | The current study aims at checking the effects of focus of attention direction in the learning of a balancing motor skill in the elderly. 34 subjects will take part in the study, randomly divided into two groups, in accordance with the different types of attention focus: internal and external. The participants will be submitted to a dynamic balance task on a balancing platform, where they will have to try to maintain the platform at a horizontal position for as long as they can within each trial. The tested hypothesis is that subjects who practice with external attention focus will reach a higher learning than those who practice with an internal focus of attention, in accordance with results from previous studies (Wulf, 2007). The acquisition phase will consist of ten trials and after 24 hours; the subjects will be submitted to a retention test consisting of six trials, without any instructions related to the attention focus. Key | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
| dc.rights | OpenAccess | por |
| dc.subject | Aprendizagem motora | por |
| dc.subject | Motor learning | eng |
| dc.subject | Idosos | por |
| dc.subject | Envelhecimento | por |
| dc.subject | Foco de atenção | por |
| dc.subject | Equilíbrio | por |
| dc.subject | Aging | eng |
| dc.subject | Focus | eng |
| dc.title | Aprendizagem motora em idosos: efeitos do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio | por |
| dc.title.alternative | Motor learning in the elderly: effects of spatial attention in learning a motor skill of balance | eng |
| dc.type | masterThesis | por |
| dc.contributor.authorID | por | |
| dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do | por |
| dc.contributor.advisorID | por | |
| dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3 | por |
| dc.description.resumo | O presente estudo procura verificar os efeitos do cionamento do foco de atenção na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio em idosos. Participarão do estudo 34 sujeitos, divididos aleatoriamente em dois grupos, de acordo com os diferentes tipos de foco de atenção: foco interno e foco externo. Os participantes serão submetidos a uma tarefa de equilíbrio dinâmico em uma plataforma de equilíbrio, onde tentarão manter a plataforma na posição horizontal o maior tempo possível dentro de cada tentativa. A hipótese testada é que sujeitos que praticarão com foco de atenção externo obterão maior aprendizagem do que sujeitos que praticarão com foco de atenção interno, conforme resultados de estudos anteriores (Wulf, 2007). A fase de aquisição constará de dez tentativas, após 24 horas, os sujeitos serão submetidos a um teste de retenção constando de cinco tentativas, sem instruções relacionadas ao foco de atenção | por |
| dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
| dc.publisher.initials | UFPel | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [356]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.

