Show simple item record

dc.creatorFerreira, Carmen Regina Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.available2012-04-23pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.issued2011-04-08pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Carmen Regina Gonçalves. Um estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJA. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1756
dc.description.abstractThe theme of this thesis deals with the non-conventional segmentation processes, hiposegmentations, hypersegmentations and hybrid forms which can be found in texts written by students who take part in EJA, a government project for the education of the youth and the adult. In this study, non-conventional segmentations of words are considered structures that arise from the hypotheses which the subjects have formulated in their writing acquisition process (FERREIRO & TEBEROSKY, 1999). This information is valuable linguistic material since it can give clues regarding the phonological knowledge these learners use when they write (ABAURRE, 1991). From this perspective, this study aimed at describing and analyzing the processes which adults go through - during their literacy process when they face the task of segmenting their writing according to conventions, as well as comparing these results to the ones related to child writing in order to check the adequacy of categories proposed by Cunha (2004) to the analysis of non-conventional segmentation in texts written by EJA students. The data used for analysis were extracted from texts written by three EJA students and collected longitudinally in text production workshops which aimed at creative and spontaneous texts. Results show that clitics, or forms that are similar to them, are mostly involved in non-conventional writing in data which refer to both hiposegmentations and hypersegmentations. Data provided by adults, as well as the ones got from children who were studied by Cunha (2004), reveal linguistic motivation which can be explained in the light of concepts related to the prosody of the language. The description and the analysis of such processes, identified at the beginning of adults writing processes, can lead to reflections that may help teachers with their pedagogical actions when teaching Portuguese to adults who are acquiring the written languageeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectSegmentação não-convencionalpor
dc.subjectEscrita de EJApor
dc.subjectHipersegmentaçãopor
dc.subjectNon-conventional segmentationeng
dc.subjectEJA students writingeng
dc.subjectHiposegmentationeng
dc.subjectHypersegmentationeng
dc.subjectHipossegmentaçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a segmentação não-convencional na aquisição da escrita de alunos de EJApor
dc.title.alternativeA study of the non-conventional segmentation in EJA students writing acquisitioneng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6807265265650477por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342617922616660por
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Ana Paula Nobre dapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2459320830644110por
dc.contributor.referees1Damiani, Magda Florianapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9565345581329474por
dc.description.resumoO tema abordado nesta dissertação refere-se aos processos de segmentação não-convencional, hipossegmentações, hipersegmentações e formas híbridas encontrados nos textos de alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos). As segmentações não-convencionais de palavras são vistas, neste estudo, como estruturas oriundas de hipóteses elaboradas pelos sujeitos em seu processo de aquisição da escrita (cf. FERREIRO & TEBEROSKY, 1999), as quais se configuram em um valioso material linguístico capaz de fornecer pistas a respeito do conhecimento fonológico de que os aprendizes se utilizam ao produzirem suas escritas (cf. ABAURRE, 1991). Com base nessa perspectiva, teve-se como objetivo descrever e analisar os processos pelos quais os adultos, em fase de alfabetização, passam ao se depararem com a tarefa de segmentar sua escrita de acordo com as convenções, bem como comparar esses resultados com aqueles relativos à escrita infantil e verificar a adequação das categorias propostas por Cunha (2004) para a análise de segmentação não-convencional em textos de alunos de EJA. Os dados analisados, extraídos de textos produzidos por três alunos de EJA, foram coletados longitudinalmente por meio de oficinas de produção textual que visavam à obtenção de textos criativos e espontâneos. Os resultados mostram que o clítico, ou formas que se assemelhem a clíticos, estão, preponderantemente, envolvidos nas grafias não-convencionais, tanto nos dados referentes às hipo quanto às hipersegmentações. Os dados dos adultos, assim como os das crianças estudados por Cunha (2004), revelam motivações linguísticas que podem ser explicitadas à luz de conceitos relativos à prosódia da língua. Considera-se que a descrição e análise de tais processos, presentes na escrita inicial adulta, podem fomentar reflexões capazes de auxiliar alfabetizadores em suas ações pedagógicas no que se refere ao ensino da língua portuguesa durante o processo de aquisição da língua escrita por adultospor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Miranda, Ana Ruth Morescopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record