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dc.contributor.advisorAmaral, Giana Lange dopt_BR
dc.creatorMadeira, Claudemir Pereira
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:25Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:25Z
dc.date.issued2010-09-30pt_BR
dc.identifier.citationMADEIRA, Claudemir Pereira. Da multisseriação à nucleação : a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS : décadas de 1980 a 1990. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1742
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjecthistória da educaçãopor
dc.subjectHistória da instituição escolarpor
dc.subjectEscolas multisseriadaspor
dc.subjectNucleação e educação ruralpor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectHistory of the schooleng
dc.subjectMultigrade schoolseng
dc.subjectNucleation and rural educationeng
dc.titleDa multisseriação à nucleação: a Escola Municipal Alfredo Dias de Cerrito/RS : décadas de 1980 a 1990por
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4118567484476609por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9102960381550474por
dc.description.resumoO presente estudo constitui-se em pesquisa histórica a respeito de uma instituição de ensino: A Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Alfredo Dias do município gaúcho de Cerrito. O foco da investigação é o surgimento e o fechamento da instituição, ou seja, do ano de 1961, data da fundação, como escola multisseriada, até o seu fechamento, em 1997, quando tem as suas atividades encerradas em função das políticas de nucleação das escolas rurais. O trabalho é realizado dentro da proposta teórica da História Cultural. O método empregado é a pesquisa documental, e são utilizados principalmente o arquivo morto da Secretaria Municipal de Educação e entrevistas com professoras e ex-alunos. O trabalho investiga e analisa as condições que proporcionaram a criação desta instituição e também a sua trajetória até a nucleação. Para entender este processo, faz-se uma abordagem da história dos municípios de Pedro Osório e Cerrito e da história da instituição, caracterizando a participação da comunidade local na construção e manutenção da escola em estudo. Com as informações trazidas por esta pesquisa, pôde-se inferir que o surgimento da Escola, em 1961, fez parte de uma política de expansão da educação primária do governo estadual de Leonel de Moura Brizola, sendo fundamental a atuação da comunidade de Rincão dos Correas, cuja determinação em proporcionar às crianças da localidade uma escola primária, foi decisiva na concretização deste antigo sonho. As entrevistas foram fundamentais neste estudo, pois ajudaram a preencher lacunas da pesquisa documental e enriquecer com preciosos detalhes a constituição e desenvolvimento desta instituição, como escola rural e multisseriada, precisou transpor muitos obstáculos durante todo o tempo em que esteve em funcionamento.Entende-se, portanto, que a educação rural sempre foi negligenciada pelas autoridades e pela legislação e todas as alternativas pensadas e as políticas implantadas no meio rural, sempre deixaram de fora o seu ator principal: o homem do campo, que precisa de conhecimentos suficientes para controlar os meios de produção, trabalhar com diferentes possibilidades e novas tecnologias que estão no setor, mas principalmente precisa ser respeitado como cidadão e sujeito de todo este processo histórico.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor
dc.publisher.countryBRpor


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