Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGhiggi, Gomercindopt_BR
dc.creatorSilva, Ursula Rosa da
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:20Z
dc.date.issued2009-09-24pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Ursula Rosa da. A infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estética. 2009. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1723
dc.description.abstractThis study introduces the teaching of Philosophy with children based on a philosophical proposal designed by Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), a phenomenologist and critic of the classic humanist Philosophy. I have developed the category of aesthetic rationality, which originated from this phenomenology, to focus on Philosophy as an attitude that leads to the act of philosophizing, and as perception that can trigger moments in which meanings of the world are grasped. Besides, I believe teaching is a reading of the world, beyond instituted and culturalized meanings, and also its expression, experienced by a subject in his process of knowledge acquisition and, consequently, in the teaching-learning relation. My thesis is that aesthetic rationality is a way to perceive the world that constitutes itself as knowledge. This rationality enables experiences which precede any objective thematization of the world and which are in the origin of the subject s process of comprehension and knowledge about the world. This study essentially aims at making Philosophy and Pedagogy construct a dialogue by analyzing Rousseau s, Comenius , Lipman s, and Dewey s contributions to these areas of knowledge. Gaps that need filling - are being excavated between what has already been thought and creative thinking.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectMerleau-Pontypor
dc.subjectRacionalidade estéticapor
dc.subjectTeaching of philosophyeng
dc.subjectChildhoodeng
dc.subjectMerleau-Pontyeng
dc.subjectAesthetic rationalityeng
dc.titleA infância do sentido: aportes para o ensino de filosofia a partir de uma racionalidade estéticapor
dc.title.alternativeThe childhood of sense: contributions to the teaching of philosophy based on aesthetic rationalityeng
dc.typedoctoralThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2360365860775097por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7292902568135607por
dc.description.resumoEste estudo apresenta o tema do ensino de filosofia com crianças, tendo como base a proposta filosófica de Maurice Merleau-Ponty (1908-1961), fenomenólogo e crítico da filosofia humanista clássica. Assim, trazemos a categoria de racionalidade estética, nascente dessa fenomenologia, para enfocar a filosofia como atitude filosofante, como percepção originária e possibilitadora do momento instaurador de significados sobre o mundo. Além disso, entendemos esse ensino como uma leitura do mundo, para além dos significados instituídos, culturalizados, e como uma expressão do mesmo, vivenciado pelo sujeito no processo de aquisição do conhecimento, e, consequentemente, na relação de ensino aprendizagem. A tese deste trabalho é a de que a racionalidade estética é um modo de perceber o mundo que já se constitui como conhecimento, ela possibilita uma vivência que antecede qualquer tematização objetiva sobre o mundo e está na origem do processo de compreensão e conhecimento deste sujeito. Na tentativa de fazer dialogar essencialmente a filosofia com a pedagogia, neste trabalho faz-se menção a autores vinculados a estas áreas do saber (Rousseau, Comênio, Lipman, Dewey), escavando, entre o já pensado e o pensar criador, as lacunas pulsantes que pedem preenchimentos.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem