Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorBandeira, Belkis Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.available2012-05-10pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:48:18Z
dc.date.issued2008-07-11pt_BR
dc.identifier.citationBANDEIRA, Belkis Souza. Formação cultural, semiformação, indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educação 2008. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1706
dc.description.abstractThis paper reflects on today s education based on Theodor Adorno s thought categories. It examines the Cultural Formation concept (Bildung) from the Enlightenment Period to contemporary Adorno s so-called Semi-formation (Halbbildung) and tries to demonstrate the relation between Education and Cultural Formation as interconnected processes. The basis for the consolidation of Adorno s Semi-formation process occurs when symbolic production, a characteristic of the cultural process, distances itself from genuine folklore and approaches market interests, turned into a commodity by the Cultural Industry. In this process, the subjective conditions that enable the consolidation of the emancipatory character of Formation are broken. This mercantilistic cultural phenomenon is characterized by Adorno as Cultural Industry, since it is not spontaneously produced by the masses but is rather an economic activity organized according to monopolist capitalist concepts, and legitimates control and integration patterns of social groups which are greatly different from each other. The paper also reflects on the de-sensibility process as well as the development of defense mechanisms that incite individuals to be indifferent to the atrocities they are submitted to daily. It proposes a reflection towards the development of critical thought to the model that prevails in a controlled society, firstly by trying to establish art as a bastion against instrumental reality and secondly by returning to the problem so as to reflect on the world of education, eventually understood through the mediation of the Cultural Formation (Bildung) proposal. The paper also takes into account that an aesthetic formation process, from an educational view, enables analyses of aesthetic elements of present-day society on a formative cultural context, updating art dialectically through the dynamic correlation which the aesthetic dimension has, not only as a significant expression of what is real, but also as a historical reality that expresses itself in a language that goes beyond the logic of instrumental reason, demanding other levels of perception and another dimension in the relation between man and his peers, the world, and nature. Also, from this Aesthetic view, it discusses the conception of a world that calls for another reasoning other than instrumental, with which reason is presently identified, rendering it blind to violence in various aspects of contemporary life.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectFormação culturalpor
dc.subjectSemiformaçãopor
dc.subjectIndústria culturalpor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.subjectCultural formationeng
dc.subjectSemi-formationeng
dc.subjectCultural industryeng
dc.subjectAestheticeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEmancipationeng
dc.titleFormação cultural, semiformação, indústria cultural: contribuições de Theodor W. Adorno para pensar a educaçãopor
dc.title.alternativeCultural formation, semi-formation, the cultural industry. Theodor W. Adorno s contributions to a reflection on educationeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0910318995270819por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6451513910863914por
dc.description.resumoEste trabalho busca, amparado em categorias do pensamento de Theodor Adorno, contribuições para pensar a educação hoje. Retoma o conceito formação cultural (Bildung), desde o Iluminismo, até desembocar no que, contemporaneamente, é definido por Adorno como semiformação(Halbbildung); busca demonstrar a intrínseca relação entre educação e formação cultural como processos que se entrelaçam. Quando a produção simbólica, própria do processo da cultura, distanciase do genuíno saber popular e aproxima-se dos interesses do mercado, convertida em mercadoria pela indústria cultural, encontra-se as bases para consolidação do que, para Adorno, constitui o processo de semiformação, onde se desarticulam as condições subjetivas que possibilitam a efetivação do caráter emancipatório da Formação. Este fenômeno de mercantilização da cultura é caracterizado por Adorno como Indústria Cultural, pois não se trata de um fenômeno cultural produzido espontaneamente pelas massas, mas sim de uma atividade econômica organizada nos moldes do capitalismo monopolista e que atua como legitimação de um padrão de dominação e integração de grupos sociais que são diferentes entre s. Reflete o processo de desensibilização e desenvolvimento de mecanismos de defesa que tornam os indivíduos indiferentes às barbáries a que são cotidianamente submetidos. Propõe-se a refletir sobre a possibilidade de um pensamento crítico, como espaço de resistência a este modelo que vigora na sociedade administrada, primeiramente buscando fundamentar a possibilidade da arte enquanto um espaço de resistência à racionalidade instrumental e, num segundo momento, voltando esta problematização para pensar o mundo da educação, entendida, em última análise, com uma mediação da proposta de formação cultural (Bildung). Considerando-se que um processo de formação estética, numa perspectiva educacional, possibilita análises dos elementos estéticos num contexto cultural formativo para a sociedade atual, atualizando a arte na conjuntura histórica de forma dialética, pela correlação dinâmica que a dimensão estética contém, não apenas como forma expressiva do real, mas enquanto realidade histórica que fala numa linguagem para além da lógica da razão instrumental e que exige outros níveis de percepção, uma outra dimensão de relacionamento do homem com o mundo, com a natureza e com outro; a partir da perspectiva estética, procura tematizar uma concepção de mundo que evoque outra racionalidade, que não a instrumental com a qual a razão hoje se identifica e a torna cega para a violência por ela praticada nos vários âmbitos da vida contemporânea.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Avelino da Rosapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem