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dc.creatorDietrich, Mara Denise Neitzkept_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.available2014-01-06pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:47:54Z
dc.date.issued2012-03-12pt_BR
dc.identifier.citationDIETRICH, Mara Denise Neitzke. A cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatis. 2012. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1649
dc.description.abstractThis study presents the analysis from the production of Ler a Jato primer and the Literacy audio-phonographic method in 15 hours, written by the teacher Gilda de Freitas Tomatis, at 1960 decade, in Rio Grande do Sul. The period of this study considered the 1967 year, when it was edited the first primer sample of Ler a Jato until 1986, was the last date found during this research. For the data analysis it was done a crossing of the documents with the oral sources. Related to the oral sources, it was considered the semi structured interview with the teacher Gilda de Freitas Tomatis‟ daughter in Porto Alegre city, in October of 2010. Related to the documents were considered: photos, books, primers, vinyl discos, certificates, medals, a view from Researches Center and Educational Advising from Education and Culture Bureau of 1968, all them including a detailed evaluation about the Ler a Jato primer. Some of these documents were donated by the teacher Gilda Tomatis‟ daughter, along with other documents acquired at tallow and websites. About the theoretical-methodological option, this study was based on the epistemological model of evidentiary paradigm proposed by Ginzburg (2007), used as a research device to notice and to analyze the relevant elements in the documents. This way, these study results intend to contribute with the other searches in the Literacy History and Textbooks areas, showing important aspect regarding the production and the textbooks circulation which were done by the teacher Gilda de Freitas Tomatis through her Tomatis-Textbooks Publisher, based on the communications circuit proposed by Darnton (1995). Furthermore, this study still presents a comparative analysis between the Ler a Jato primer and the Primeiro Guia de Leitura LER from MEC, material used in Brazil since the late 1940s. The analysis from these primers displayed similarities between both of them, specially related to graphic aspects, for example, distribution and similarities between some images, page organization, lessons and the use of some key-words, among other things.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEduaçãopor
dc.subjectHistória da Alfabetizaçãopor
dc.subjectLivros Escolarespor
dc.subjectCartilha Ler a Jatopor
dc.subjectMétodo Audiofonográfico de alfabetização em 15 horaspor
dc.subjectGilda de Freitas Tomatispor
dc.subjectPrimeiro Guia de Leitura LERpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteracy History, textbookseng
dc.subjectLer a Jato primereng
dc.subjectliteracy audiophonographic method in 15 hourseng
dc.subjectGilda de Freitas Tomatiseng
dc.subjectFirst Reading Guide -LEReng
dc.titleA cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatispor
dc.title.alternativeA cartilha Ler a Jato e o método audiofonográfico de alfabetização da professora Gilda de Freitas Tomatiseng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8089742776235073por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5179048135412088por
dc.contributor.referees1Arriada, Eduardopt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6119476063670594por
dc.description.resumoO trabalho apresenta a análise da produção da cartilha Ler a Jato e do Método Audiofonográfico de alfabetização em 15 horas, produzido pela professora Gilda de Freitas Tomatis, na década de 1960, no Rio Grande do Sul. A periodização deste estudo considerou o ano de 1967, ocasião em que foi editado o primeiro exemplar da cartilha Ler a Jato até o ano de 1986, data da última edição encontrada durante a realização da pesquisa. Para a análise dos dados, fez-se o cruzamento dos documentos com as fontes orais. Em relação às fontes orais, considerou-se a entrevista semiestruturada realizada com a filha da professora Gilda de Freitas Tomatis em Porto Alegre/RS em outubro de 2010. Em relação aos documentos foram considerados: fotos, livros, cartilhas, discos de vinil, certificados, medalhas, um parecer emitido pelo Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais da Secretaria de Educação e Cultura de 1968, contendo uma avaliação detalhada sobre a cartilha Ler a Jato . Alguns desses documentos foram doados pela filha da professora Gilda Tomatis, aliados a outros documentos que adquiri junto a sebos e sites virtuais. O presente estudo, no que concerne à opção teórico-metodológica, baseou-se no modelo epistemológico do paradigma indiciário proposto por Ginzburg (2007), utilizado como dispositivo de pesquisa para perceber e analisar os elementos relevantes contidos nos documentos. Assim, os resultados deste estudo pretendem contribuir com as demais pesquisas na área da História da Alfabetização e dos Livros Escolares, revelando aspectos importantes da produção e a circulação dos materiais didáticos que foram produzidos pela professora Gilda de Freitas Tomatis, através de sua Editora Tomatis - Livros Didáticos, com base no circuito das comunicações proposto por Darnton (1995). Além disso, este trabalho ainda apresenta um estudo comparativo entre a cartilha Ler a Jato e o Primeiro Guia de Leitura LER do MEC, material de circulação no Brasil desde o final da década de 1940. A análise destas duas cartilhas evidenciaram semelhanças entre ambas, especialmente no que se refere aos aspectos gráficos, como, por exemplo, disposição e a semelhança entre algumas imagens, organização das páginas, das lições e o uso de algumas palavras-chave, dentre outros aspectos.por
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Peres, Eliane Teresinhapt_BR


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