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Comportamento eleitoral em Porto Alegre nas eleições de 2004: o voto nas regiões do Orçamento Participativo
dc.contributor.advisor | Mera, Alfredo Alejandro Pradenas | pt_BR |
dc.creator | Loeck, Robson Becker | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:46:41Z | |
dc.date.available | 2012-05-10 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:46:41Z | |
dc.date.issued | 2008-12-01 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LOECK, Robson Becker. Comportamento eleitoral em Porto Alegre nas eleições de 2004: o voto nas regiões do Orçamento Participativo. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1577 | |
dc.description.abstract | Participatory Budgeting, which was first introduced in the city of Porto Alegre in 1989, has enabled an increase in citizen participation in county government administration by means of a combination between direct and representative democracy. From then on, it has been acknowledged both nationally and internationally, turning into a model of an innovative experience of popular participation in public management. In spite of its success, popular participation aimed at public budget definition and control has not been institutionalized in the long run, and its continuity depends on vote results as well as on the willingness of political parties. In order to understand the electoral behavior in a city that has adopted participatory tools that go beyond those prescribed for running representative democracies, the ballots for the Workers Party (PT) and People s Socialist Party (PPS) were analyzed in each of the sixteen areas for Participatory Budgeting on occasion of the second round vote in the 2004 city mayor election. Collected data show that PT, the party responsible for establishing and maintaining this political participatory practice along four county governments, had a better electoral performance in socio-economically poorer areas, the same ones that benefited the most from Participatory Budgeting, a key element for the explanation of ballot casting by Porto Alegre voters. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Ciências sociais | por |
dc.subject | Orçamento participativo | por |
dc.subject | Voto | por |
dc.subject | Eleição municipal | por |
dc.subject | Comportamento eeitoral | por |
dc.subject | Porto Alegre-RS | por |
dc.subject | Ciências sociais | eng |
dc.subject | Participatory budgeting | eng |
dc.subject | Ballot casting | eng |
dc.subject | Electoral behavior | eng |
dc.subject | County election | eng |
dc.subject | Porto Alegre-RS | eng |
dc.title | Comportamento eleitoral em Porto Alegre nas eleições de 2004: o voto nas regiões do Orçamento Participativo | por |
dc.title.alternative | Electoral behavior in Porto Alegre in the 2004 elections: ballots in the Participatory Budgeting Areas | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7429438432838562 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1991035062560087 | por |
dc.description.resumo | O Orçamento Participativo, implantado em 1989 na cidade de Porto Alegre-RS, possibilitou uma maior participação dos cidadãos na gestão do governo municipal, por meio de uma mescla entre democracia direta e representativa. A partir de então, conquistou reconhecimento nacional e internacional, tornando-se um exemplo de experiência inovadora de participação popular na administração pública. Apesar de seu sucesso, essa participação para definir e controlar o orçamento público não foi legalizada no decorrer dos anos, estando a sua continuidade atrelada aos resultados eleitorais e à vontade política dos partidos políticos. Com o intuito de compreender o comportamento eleitoral em uma cidade que adotou formas participativas as quais ultrapassam aquelas prescritas ao funcionamento de democracias representativas, analisou-se a votação do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Popular Socialista (PPS), em cada uma das dezesseis regiões de funcionamento do Orçamento Participativo, no segundo turno da eleição para prefeito de 2004. Os dados apontam que o PT, partido responsável por criar e manter a prática política participativa ao longo de quatro governos municipais, obteve melhor desempenho eleitoral nas regiões menos favorecidas socioeconomicamente, justamente as mais beneficiadas pelo Orçamento Participativo, elemento central para a explicação do voto dos eleitores porto-alegrenses. | por |
dc.publisher.department | Instituto de Sociologia e Política | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::ESTUDOS ELEITORAIS E PARTIDOS POLITICOS | por |
dc.publisher.country | BR | por |
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PPGCS: Dissertações e Teses [88]
Abrange as Dissertações e Teses da área de Pós-Graduação em Ciências Sociais