Mostrar registro simples

dc.creatorBertinetti, Mariana Loureiro Duartept_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:46:37Z
dc.date.available2013-08-13pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:46:37Z
dc.date.issued2012-05-11pt_BR
dc.identifier.citationBERTINETTI, Mariana Loureiro Duarte. O discurso político na mídia televisiva: uma análise do segundo turno das eleições de 2008 para a Prefeitura de Pelotas. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1557
dc.description.abstractThe present study aims at analyzing the discursive constructions of the candidates for Mayor of Pelotas, Fetter Jr and Fernando Marroni, in the second round of municipal elections of 2008, at the Free Time Election Propaganda (HGPE) in television media, especially related to the more used themes in this campaign: health and asphalt. The subject of health, always highlighted in election campaigns because of the importance in people's lives, was addressed in order to highlight what each candidate did while he was in the position of the situation and what his opponent did not perform while he held office. The issue of asphalt gained prominence due to an amount arising out of international finance, whose authorship of the project, as well as its content, were the central theme of the speeches. Besides trying to understand the articulatory practice used by each candidate to hegemonize their discourses and visualize the existing antagonistic cut, the study also seeks to analyze the rhetorical strategies used by each one trying to persuade the voters viewers. For the analysis related to these themes, the research's main theoretical concepts are Ernesto Laclau and Chantal Mouffe's discourse theory. Seeking to support the discursive behavior of these candidates in this theoretical approach, this paper seeks to understand not only the construction of discourses, but also see its use specifically in television media. This dissertation as a whole, is a set of theories and empirical analyses that seek to approximate the areas of political science and media, to give an overview of marketing activity in the construction of political speeches to television and thus colaborating the understanding of this issue so present in contemporary democratic processeseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectTeoria do discursopor
dc.subjectMarketing políticopor
dc.subjectHorário gratuito de propaganda eleitoralpor
dc.subjectEstratégia retóricapor
dc.subjectDiscourse theoryeng
dc.subjectPolitical marketingeng
dc.subjectRhetorical strategieseng
dc.titleO discurso político na mídia televisiva: uma análise do segundo turno das eleições de 2008 para a Prefeitura de Pelotaspor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4720659350864128por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9251787953915517por
dc.contributor.referees1Pase, Hemerson Luizpt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890726277397527por
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo principal analisar as construções discursivas dos candidatos a Prefeito de Pelotas, Fetter Júnior e Fernando Marroni, no segundo turno da eleição municipal de 2008, no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) na mídia televisiva, especialmente relacionadas aos temas mais recorrentes na referida campanha: saúde e asfalto. O tema saúde, sempre destacado em campanhas eleitorais devido à importância na vida das pessoas, foi abordado de forma a ressaltar o que cada candidato fez enquanto esteve na posição de situação e o que seu oponente não realizou enquanto ocupou o cargo. Já o tema asfalto ganhou destaque devido a uma verba advinda de financiamento internacional, cuja autoria do projeto, bem como o seu conteúdo, foram o tema central dos discursos. Além de tentar compreender a prática articulatória usada por cada candidato para hegemonizar seu discurso e visualizar o corte antagônico existente, também são analisadas as estratégias retóricas utilizadas por cada um na tentativa de persuadir o eleitor telespectador. Para a análise em relação a estes temas, a pesquisa tem como principal referencial teórico os conceitos de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe sobre teoria do discurso. Buscando apoiar o comportamento discursivo destes candidatos neste aporte teórico, o presente trabalho busca compreender não só a construção dos discursos, como também visualizar sua utilização especificamente na mídia televisiva. Esta dissertação como um todo, trata-se de um conjunto de teorias e análises empíricas que buscam aproximar as áreas de ciência política e comunicação social, de forma a dar uma visão geral da atividade do marketing político na construção de discursos para a televisão e, assim, colaborar com o entendimento desta temática tão presente nos processos democráticos contemporâneospor
dc.publisher.departmentInstituto de Sociologia e Políticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Mendonça, Daniel dept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples