Mostrar registro simples

dc.creatorWertheimer, Mariana Gaelzerpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:20:53Z
dc.date.available2013-08-16pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:20:53Z
dc.date.issued2011-07-01pt_BR
dc.identifier.citationWERTHEIMER, Mariana Gaelzer. A arte vitral do século XX em Pelotas, RS. 2011. 234 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Instituto de Ciências Humana, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1050
dc.description.abstractIn order to understand the manifestation of the stained glass art of the XX century in the city of Pelotas, it was necessary to acknowledge its general aspect, its evolution and historical processes, its technological and composing characteristics, as well as its degradation process. It was possible to identify thirteen stained glass examples in the central area of the city of Pelotas using a methodology of instrumental survey of cadastral records. The stained glass examples were analyzed according to formal and technological characteristics, and also aspects regarding its conservation and changes caused by the passage of time or by human intervention. The analysis showed different types of stained glasses considering either its iconography or its technological aspect. This survey of thirteen examples of stained glass carried out in the city of Pelotas showed that they represent the economic and cultural power of the city. Although there is a large gap it is possible to consider that the stained glasses represent a cultural manifestation with European influence although not related to the Portuguese tradition. As a symbol of economic and cultural progress of the city, its manufacture has not been very much changed through the years. The religious stained glasses identified date back to the medieval tradition, they represent the narrative and the mark of their donor. The profane ones have decorative characteristics representing floral or bucolic motifs related to the New Art tradition and the movements of Applied Artseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectVitralpor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectConservaçãopor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectStained glasseng
dc.subjectHeritageeng
dc.subjectConservationeng
dc.subjectTraditioneng
dc.titleA arte vitral do século XX em Pelotas, RSpor
dc.title.alternativeThe stained glass art of the twentieth century in Pelotas, RSeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9182129682485175por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7005320809828471por
dc.contributor.referees1Santos, Carlos Alberto Avilapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075467816475488por
dc.description.resumoPara compreender a manifestação da arte do vitral do século XX na cidade de Pelotas, foi necessário conhecê-la em seu aspecto geral, seu processo evolutivo, histórico, suas características tecnológicas e compositivas, assim como seu processo de degradação. A partir de uma metodologia de levantamento instrumentalizado com fichas cadastrais, foi possível identificar treze exemplares de vitrais na zona central da cidade de Pelotas. Os exemplares foram analisados quanto as suas características formais e tecnológicas e, também, quanto aos aspectos de conservação e alterações causadas pela ação do tempo ou pela intervenção humana. A análise permitiu identificar diferentes tipologias de vitrais, que r seja sob o olhar tecnológico quer sob o olhar iconográfico. O levantamento dos exemplares de vitrais pelotenses, feito nesta pesquisa, mostrou serem estes representativos do poder econômico e cultural da cidade e que, apesar de grandes lacunas, pode-se considerar que estes representam uma manifestação cultural com influência europeia sem, no entanto, se vincular à tradição portuguesa, e que, sendo um símbolo de progresso econômico e social da cidade, sua manufatura pouco se alterou desde as suas origens. Os vitrais religiosos identificados remontam à tradição medieval da narrativa e da presença da marca dos doadores. Os vitrais profanos trazem características decorativas representando motivos florais ou bucólicos, vinculados à tradição da Arte Nova e dos movimentos de Artes Aplicadaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Margarete Regina Freitaspt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples