• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Browsing by Advisor 
  •   DSpace Principal
  • Browsing by Advisor
  •   DSpace Principal
  • Browsing by Advisor
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browsing by Advisor "Afonso, Mariângela da Rosa"

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 21

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Aspectos motivacionais relacionados à prática de atividade física em idosos e o impacto na qualidade de vida 

      Ribeiro, José Antonio Bicca (2014-02-05)
      Atualmente tem se percebido um rápido aumento do número de idosos no mundo, e, algumas alternativas têm sido criadas para a promoção de saúde e auxílio no processo de envelhecimento. Além disso, grande parte delas está ...
    • A aula de Educação Física em foco: dilemas e desafios na atuação docente 

      Pereira, Otávio Ávila (2019-08-23)
      No contexto das aulas de Educação Física (EF) escolar as práticas de desinvestimento pedagógico e/ou abandono profissional são concebidas basicamente quando o professor de EF em seu espaço de atuação pedagógica adota uma ...
    • Configuração das redes de colaboração científica em educação física: um estudo do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas 

      Santos, Roberta Santos Azambuja dos (2019-07-19)
      A configuração da produção do conhecimento atualmente, tem se apresentado na forma de redes colaborativas, que são representadas por associações, negociações e estratégias que possibilitam ao pesquisador atingir um número ...
    • Construção dos saberes sobre as práticas avaliativas dos professores de Educação Física. 

      Bermudes, Roberta (2010-03-25)
      A avaliação tem sido um tema recorrente nas discussões sobre as práticas pedagógicas na escola e especificamente dentro da área da Educação Física. A escolha do tema se justifica na medida em que consideramos necessário ...
    • A corporeidade na formação inicial: O contexto da temática nos cursos de Educação Física das universidades federais do Rio Grande do Sul 

      Tavares, Fernanda Woziak (2024-12-06)
      O presente estudo tem como objetivo geral compreender como a temática corporeidade atravessa a formação inicial de Educação Física nas universidades federais do estado do Rio Grande do Sul e como objetivos específicos ...
    • A dança como conteúdo das aulas de Educação Física: suas possibilidades a partir da formação continuada dos professores do município de Bagé/RS 

      Santos, Roberta Santos Azambuja dos (2014-01-14)
      Entretanto, inúmeros estudos apontam que esta prática corporal não é expressiva enquanto conteúdo das aulas de Educação Física na escola. Neste sentido, esta pesquisa buscou Compreender os saberes envolvidos na formação ...
    • A Educação Física no Instituto Federal Sul-rio-grandense: desenvolvimento da autonomia do(a) educando(a) 

      Montiel, Fabiana Celente (2019-10-31)
      A pesquisa teve como objetivo central analisar se as aulas de Educação Física (EF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) contribuem para o desenvolvimento da autonomia do(a) ...
    • O estágio curricular supervisionado na Educação Física enquanto espaço formativo: a percepção dos orientadores, supervisores e estagiários 

      Castro, Camila Ferreira de (2020-12-17)
      As discussões que envolvem a formação de professores são muito relevantes no que tangem a área educacional. Estudos na área apontam uma série de dificuldades e questionamentos, principalmente quando se trata de estágio ...
    • Experiências acadêmicas no exterior: as contribuições da mobilidade acadêmica internacional para a formação dos estudantes 

      Ribeiro, José Antonio Bicca (2021-04-09)
      A internacionalização do ensino superior passou de uma lógica relacionada a prestação de serviços com a atuação de professores advindos de inúmeros locais na criação das universidades, para uma lógica de competição em busca ...
    • Formação e desenvolvimento profissional em Educação Física : dilemas e desafios na educação inclusiva. 

      Costa, Fábio Renato Barcellos (2009-06-10)
      A nova política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva aprofunda a discussão quanto à obrigatoriedade da matrícula de crianças com deficiência nas escolas regulares. Dados do Censo Escolar (MEC/INEP) ...
    • Ginástica Artística no contexto extraclasse: um estudo sobre as trajetórias docentes 

      Arruda, Juliana Diel de (2021-12-10)
      Estão aumentando os estudos acerca da trajetória pessoal, profissional e formação de professores/treinadores. O esporte Ginástica Artística, é reconhecido pela sua escassez no universo escolar, mesmo previsto em política ...
    • Grupo de dança do Colégio Municipal Pelotense...por trás das cortinas... um apanhado histórico 

      Morales, Cíntia Engelkes (2019-08-27)
      Neste trabalho buscamos aprofundar o estudo baseado na visão de dança como possibilidade pedagógica no contexto escolar. Desta forma podemos notar que a sua prática na escola, com uma visão ...
    • Impactos de uma intervenção com atividades físicas para professores de Educação Física em tempos de pandemia: a pesquisa-ação na centralidade do processo 

      Arrieira, Henrique de Oliveira (2022-12-08)
      A partir da inquietação do pesquisador diante do cenário estabelecido no ano de 2020, devido ao período da pandemia da COVID-19, surgiu a proposta de intervenção com atividades físicas por meio de aplicativos de ...
    • Mapeamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação Física na UFPel 

      Teixeira, Carin Gomes (2016-07-22)
      O presente estudo é fruto de inquietações surgidas como estudante no decorrer do curso de Licenciatura em Educação Física na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, o qual tem por finalidade ...
    • Narrativas docentes nos anos iniciais na zona rural: repertórios e sentidos na construção do professor de Educação Física 

      Miritz, Helena Kunde (2023-12-07)
      O professor de Educação Física possui saberes e repertórios específicos de sua formação e assim, tem o desafio de abordar os conhecimentos necessários para a formação dos sujeitos em diferentes contextos. Esta pesquisa ...
    • Nos passos da memória: um estudo sobre o Grupo Universitário de Dança da ESEF/UFPel (GRUD) 

      Theil, Larissa Zanetti (2016-07-18)
      Este estudo tem como objetivo reconstruir as memórias do Grupo Universitário de Dança da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas – GRUD, buscando desvendar as histórias, as vivências, as ...
    • A prática pedagógica em Educação Física na Área de Linguagens: um estudo a partir da BNCC 

      Arruda, Gabriela Diel de (2022-04-18)
      A partir de uma lacuna identificada na literatura, no que concerne a prática pedagógica da Educação Física no contexto da Área de Linguagens, esta pesquisa de mestrado objetivou analisar a prática pedagógica interdisciplinar ...
    • Processos formativos para além da Base Nacional Comum Curricular: um estudo sobre as contribuições na prática pedagógica de professores de Educação Física 

      Santos, Leontine Lima dos (2020-10-09)
      Os processos de formação continuada foram intensificados entre os anos de 2018 e 2019 no município de Rio Grande/RS para atender a legislação vigente. Nesse sentido o estudo buscou compreender como os processos formativos ...
    • Qualidade de vida no trabalho dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Pelotas 

      Veiga, Rosane Ferreira (2013-02-01)
      O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos docentes quanto a sua qualidade de vida no trabalho, bem como verificar a satisfação desses profissionais no que diz respeito ao contexto de atuação dos professores ...
    • Síndrome de Burnout e indicadores de qualidade de vida no trabalho dos professores do Instituto Federal de Mato Grosso: Estudo de caso do campus São Vicente 

      Razeira, Mauricio Berndt (2020-11-27)
      Podemos inferir que diversos professores sofrem com elevados níveis de estresse, insatisfação em relação às condições de trabalho e remuneração, entre outros fatores que influenciam negativamente na sua qualidade de vida ...

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresAdvisorsTítulosMateriasKnowledge Areas (CNPq)DepartmentsProgramsDocument TypesAccess Types

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV