Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8461
metadata.dc.type: book
Title: Memórias do PET/ESEF: saberes construídos e caminhos compartilhados
Authors: Afonso, Mariângela da Rosa
Ribeiro, José Antonio Bicca
Abstract: No decorrer de 2020, durante a escrita deste livro, assistimos, junto aos bolsistas, belos e agradáveis efeitos de uma trajetória onde a cada movimento de análises de atas, pastas, documentos, formavam-se novas e variadas combinações de propostas, ideias, e principalmente aprendizagens. Assim, buscando um pouco de inspiração para escrever esta apresentação, recorremos a uma imagem que pudesse expressar uma experiência de escrita coletiva que traduzisse, um pouco, a trajetória de trabalho do Programa de Educação Tutorial da Escola Superior de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PET/ESEF). O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979 pelo Governo Federal, advindo de um conjunto de iniciativas da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – visando a fortalecer o ensino superior brasileiro. Em 1999 sua gestão passou para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC). Na UFPel, o surgimento do PET/ESEF ocorreu em 1991 (um dos quatro primeiros implantados na Universidade), propiciando a seus integrantes – bolsistas e voluntários sob tutorias - o desenvolvimento de atividades dentro e fora do Campus, possibilitando uma melhor qualificação, além de diversas experiências inexistentes na estrutura curricular, não só aos petianos, mas também à toda comunidade acadêmica. O PET viabiliza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Keywords: Memórias do PET/ESEF
Educação física
metadata.dc.language: por
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8461
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:Editora UFPel: E-books

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Memórias_do_PET_ESEF.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.