Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6491
metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: A Pós-Graduação em Educação Física: o cenário das subáreas sociocultural e pedagógica.
Other Titles: The Post-Graduation in Physical Education, the scenario of the socio-cultural and pedagogical subareas.
metadata.dc.creator: Corrêa, Marluce Raquel Decian
metadata.dc.contributor.advisor1: Rigo, Luiz Carlos
metadata.dc.description.resumo: Esta tese está inserida na linha de pesquisa Estudos Socioculturais do Esporte e da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. A problemática central tratada nesta pesquisa foi a Pós-Graduação em Educação Física, mais especificamente, o estado das subáreas sociocultural e pedagógica. Os produtos finais dessa tese são dois artigos científicos que tratam de uma mesma temática, de modo que se complementam e constituem a tese. O primeiro artigo “A Pós-Graduação na Educação Física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica”, teve por objetivo traçar um panorama atual da Pós-Graduação Stricto Sensu da Educação Física brasileira; analisar o estado e as condições de possibilidade de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar o Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. De modo que, os resultados dessa investigação apontam que a configuração epistêmica e avaliativa que rege a área 21 reduz as possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica no âmbito da Pós-Graduação da Educação Física brasileira. Bem como, revela o não crescimento dessas subáreas nos últimos anos, principalmente se comparado a expansão que teve a subárea biodinâmica. O segundo artigo “Desafios para as subáreas sociocultural e pedagógica na Pós-Graduação da Educação Física brasileira: um olhar dos professores/pesquisadores dessas subáreas”, teve por objetivo descrever o estado das subáreas sociocultural e pedagógica na Pós-Graduação Stricto Sensu da Educação Física brasileira; analisar o olhar dos pesquisadores dessas subáreas sobre o modus operandi de avaliação que tem vigorado na área 21; problematizar as condições de expansão dessas subáreas. A partir dos achados dessa investigação, concluiu-se que predomina um descontentamento e uma discordância de parte dos professores/pesquisadores das subáreas sociocultural e pedagógica perante o modus operandi avaliativo instituído e referendado pela área 21. Como conclusão da tese, é possível afirmar que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar modelos avaliativos oriundos e legitimados no campo das Ciências Biológicas e da Saúde, têm restringido as possibilidades de expansão das subáreas oriunda das Ciências Sociais e Humanas (sociocultural e pedagógica).
Abstract: This thesis is inserted in the research line Sociocultural Studies of Sports and Health of the Post-Graduation Program in Physical Education of the Federal University of Pelotas. The central problem addressed in this research was the postgraduate in Physical Education, more specifically, the state of the sociocultural and pedagogical subareas. The final products of this thesis are two scientific articles dealing with the same theme, so that they complement and constitute the thesis. The first article "Post-Graduation in Brazilian Physical Education: conditions and possibilities of sociocultural and pedagogical subareas", aimed to draw a current panorama of Stricto Sensu Post-Graduation of Brazilian Physical Education; to analyze the state and the conditions of possibility of expansion of the sociocultural and pedagogical subareas; and analyze the Periodic Qualis of area 21, referring to the quadrennium 2013-2016. Thus, the results of this research indicate that the epistemic and evaluative configuration that governs area 21 reduces the possibilities of expansion of socio-cultural and pedagogical sub-areas within the scope of post-graduation in Physical Education in Brazil. In addition, it reveals the non-growth of these subareas in recent years, especially when compared to the expansion of the biodynamic subarea. The second article, "Challenges for Sociocultural and Pedagogical Subareas in Post-Graduation in Brazilian Physical Education: A Look of Teachers / Researchers in these Subareas," aimed to describe the state of the sociocultural and sociocultural context. pedagogical sub-areas in the post-Brazilian stricto sensu; analyze the researchers' vision of these subareas on the modus operandi of evaluation that is in force in area 21; problematize the conditions of expansion of these subareas. Based on the findings of this research, it was concluded that discontent and disagreement on the part of the teachers / researchers of the sociocultural and pedagogical subareas prevail in relation to the operative evaluation modus instituted and endorsed by area 21. As conclusion of the thesis, it is possible to affirm that the epistemological and evaluative logics that existed in area 21 in the last evaluations, mainly because they refer to evaluative models originated and legitimized in the field of Biological Sciences and Health, restricted the possibilities of expansion of the subareas. of the Social and Human Sciences (sociocultural and pedagogical).
Keywords: Educação Física
Pós-graduação
Subáreas
Epistemologia
Avaliação
Physical education
Postgraduate studies
Subareas
Epistemology
Evaluation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Escola Superior de Educação Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: CORRÊA, Marluce Raquel Decian. A Pós-Graduação em Educação Física: o cenário das subáreas sociocultural e pedagógica. 2018. 114f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6491
Issue Date: 30-Jul-2018
Appears in Collections:PPGEF: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marluce-Raquel-Decian-Corrêa.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons