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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Universidade, lugar e cotidiano: histórias de vida na trajetória educacional de alunos com deficiência física
Other Titles: The university, the place and the quotidian: the educational trajectory of students with physical disabilities to higher education
metadata.dc.creator: Alexandre, Juliandersson Victoria
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Liz Cristiane
metadata.dc.description.resumo: Ao longo de nossa vida vamos construindo uma concepção do espaço bem particular. No caso das pessoas com deficiência física a relação sujeito-espaço é intrínseca ao ato de pensar e agir, havendo uma necessidade de conhecer e decifrar os ambientes antes de se apropriar dos mesmos. A temática da dissertação aborda a inclusão dessas pessoas com deficiência física na educação superior, tendo como recorte espacial a Universidade Federal de Pelotas/RS. O objetivo geral desta pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de Pós graduação em Geografia da UFPel foi a de a analisar a trajetória de alunos com deficiência física motora até o ensino superior e sua relação com o Lugar na prática de sua vida cotidiana universitária. Para possibilitar a investigação traçou-se alguns objetivos específicos que auxiliaram na pesquisa como: destacar o contexto da inclusão na educação brasileira e seu debate na universidade relativo á inclusão no ensino superior; investigar onde se encontram na Universidade os alunos com deficiência física motora; verificar quais as contribuições do estudo do Lugar como categoria de análise para esta temática; compreender como os alunos com deficiência física caracterizam os lugares de acordo com sua autonomia e afetividade, avaliando como os lugares influenciam ou influenciaram na superação de obstáculos durante sua caminhada até o momento atual do ensino superior.O método da pesquisa foi o autobiográfico com questões metodológicas de investigação relacionadas a História de vida dos participantes da pesquisa, utilizou-se com fontes de coleta de dados dois momentos distintos: as narrativas autobiográfica com a proposta de resgatar a trajetória deste aluno em sua educação básica e, em um segundo momento as entrevistas narrativas, destacando através de questões orientadoras esta caminhada e as perspectivas destes alunos na educação superior em seus respectivos cursos da UFPel. Como critério de análise buscou-se evidenciar aspectos das narrativas e das entrevistas que demonstraram como os espaços acadêmicos proporcionam a autonomia e a segurança para os alunos com deficiência física motora, possibilitando que o deficiente físico estabeleça relações de pertencimento com a Universidade, ou seja, que ele percebe o ensino superior como um Lugar– Universidade e, que por sua vez fortalece questões voltadas as suas vivências e experiências, tendo como recorte da pesquisa a Universidade Federal de Pelotas. O resultado demonstrou a relevância do conceito de Lugar como um fator de acesso e permanência na universidade, capaz de promover perspectivas profissionais e pessoais a partir do ―olhar‖ das pessoas com deficiência e seu entendimento de inclusão a partir de suas necessidades.
Abstract: Throughout our life we are building a very particular conception of space. In the case of people with physical disabilities the subject-space relation is intrinsic to the act of thinking and acting, as there is a necessity to know and decipher the environments before appropriating them. The thematic of the dissertation approach the inclusion of these people with physical disabilities in higher education, having as a space snippet the Federal University of Pelotas/RS. The overall goal of this dissertation research of the Postgraduate Program in Geography of UFPel was to analyze the trajectory of students with physical disabilities until the higher education and their relation with the Place in the practice of their quotidian university life. In order to enable the investigation, some specific objectives that helped in the research were outlined as: highlight the context of inclusion in Brazilian education and its debate in the university regarding inclusion in higher education; investigate where students with physical motor disabilities are discovered in the University; verify the contributions of the study of Place as a category of analysis for this thematic; understand how the students with physical disabilities characterize the places according to their autonomy and affectivity, evaluating how the places influence or influenced in the overcoming of obstacles during their walking to the current moment of higher education.The research method was autobiographical with methodological investigation questions related to the Life history of the research participants, were used as sources of data collection two distinct moments: the autobiographical narratives with the proposal to rescue the trajectory of this student in their basic education and, in a second moment the narrative interviews, highlighting through oriented questions this walking and the perspectives of these students in higher education in their respective UFPel courses. As an analysis criterion it was sought to highlight aspects of the narratives and interviews that demonstrated how the academic spaces provide autonomy and safety for students with physical motor disabilities, making possible that the physical handicapped establish relations of belonging with the University, that it notices the higher education as a Place-University and which in turn strengthens questions turned to their practices and experiences, having as snippet research the Federal University of Pelotas. The result demonstrated the relevance of the Place concept as a factor of access and permanence in the university, capable of promoting professional and personal perspectives from the ―look‖ of people with disabilities and their understanding of inclusion from their necessities.
Keywords: Lugar
Histórias de vida
Deficiência física
Educação superior
Narrativas
Place
Life stories
Physical disability
Physical disability
Narratives
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: ALEXANDRE, Juliandersson Victoria. A Universidade, o Lugar e o cotidiano: A trajetória educacional de alunos com deficiência física até a Educação Superior. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós Graduação em Geografia, Universidade Federal de Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4789
Issue Date: 18-May-2018
Appears in Collections:Pós-Graduação em Geografia: Dissertações e Teses

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