Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2924
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Design educacional e inteligências míltiplas : construindo um instrumento norteador para o estímulo ao uso das inteligências em EaD online
Authors: Neves, Marcus Freitas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe um diálogo da teoria das inteligências múltiplas de Gardner, no contexto neurocientífico da aprendizagem, com o planejamento de materiais e cursos para a educação a distância, objeto de trabalho da área de design educacional. Busca-se este diálogo através da construção de um instrumento norteador que mostre um determinado número de atividades do Moodle (ambiente virtual de ensino e aprendizagem utilizado nos cursos da Universidade Aberta do Brasil) que possibilitem o estímulo ao uso de inteligências múltiplas nos conteúdos planejados para a EaD online. O instrumento norteador, disponibilizado na web através do endereço www.gosmi.info, permite aos designers educacionais e demais profissionais da EaD a navegação através de variadas atividades do Moodle, apresentando ao leitor as inteligências que podem ser estimuladas por cada uma delas. A partir de pesquisa bibliográfica, estudou-se a educação a distância, buscando entender o seu panorama atual, as suas especificidades e os campos de atuação profissional; o design educacional, compreendendo a sua importância e sua função dentro da EaD; a teoria das inteligências múltiplas, observando a sua aplicação em educação pelo viés da neurociência; e as atividades do Moodle, possibilitando, ao fim, o mapeamento “atividades do Moodle X inteligências múltiplas”, apresentado no GOSMI (Guide to Online Stimulation of Multiple Intelligences, ou Guia para o Estímulo Online de Inteligências Múltiplas). O mapeamento foi realizado a partir do cruzamento de 20 atividades do Moodle com 15 verbos de ação relacionados a cada uma das 8 inteligências, resultando em 2400 possíveis ligações avaliadas com base na pesquisa bibliográfica. Os resultados também foram disponibilizados no endereço virtual www.gosmi.info.
Abstract: The purpose of this research is a dialogue between the Gardner’s multiple intelligences theory, in the neuroscientific context of learning, and the planning of materials and courses for distance learning (DL), in the field of instructional design. This dialogue takes place through the building of a guiding instrument that shows a number of Moodle activities (Moodle is the virtual learning environment used at the Open University of Brazil) which allow the stimulation of multiple intelligences through the content planned for online DL. The guiding tool, available on the web through www.gosmi.info site, allows instructional designers and other DL professionals the navigation through various Moodle activities, presenting the reader the intelligences stimulated by each tool. Through bibliographic research, it was studied the DL, trying to understand its current situation, its particularities and fields of professional activity; the instructional design, including its importance and its function within the DL; the theory of multiple intelligences, noting its application in neuroscience education; and Moodle activities, allowing, in the end, the charting between Moodle activities and multiple intelligences, presented in GOSMI (Guide to Online Stimulation of Multiple Intelligences). The charting was performed by interlacing 20 Moodle activities with 15 action verbs for each of the 8 intelligences, resulting in 2400 possible connections evaluated based on the bibliographic research. The results were also made ??available virtually on www.gosmi.info.
Keywords: Educação
Educação a distância
Inteligências múltiplas
Design educacional
Moodle
Education
Distance learning
Multiple intelligences
Instructional design
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: NEVES, Marcus Freitas. Design educacional e inteligências míltiplas : construindo um instrumento norteador para o estímulo ao uso das inteligências em EaD online. 2014. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/2924
Issue Date: 22-Aug-2014
Appears in Collections:Pós-Graduação em Educação: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcus Freitas Neves_Dissertacao.pdf25,93 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons