Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/705
Tipo: Article
Título: Passagem para a Índia: uma incursão pelo discurso pós-colonial
Autor(es): Vieira, Jarbas Santos
Abstract: A partir do filme Passagem para a Índia discuto os efeitos dos discursos que constituíram o processo de colonização e fabricaram o colonizado como o ‘Outro’ a ser civilizado pelo ente chamado Europa. Nesse sentido, o filme se presta a uma análise da constituição das identidades subordinadas pelo colonialismo e, ao mesmo tempo, reconstrói a genealogia do discurso colonizador. Destaco também os efeitos da colonização tanto para o colonizado como para o próprio colonizador. Utilizo como ferramenta teórica o conceito de 'Zona de Contato', de Mary Pratt, explorando a idéia de colonização como co-presença de culturas, de suas interações e de seus choques. Nas Zonas de Contato tanto colonizado quanto colonizador se misturam assimetricamente; não se confundem, mas confundem-se, assustam-se, ficam mutuamente perplexos. Procuro mostrar que foram (são) os europeus que ficaram (ficam) muito mais assustados nas Zonas de Contato do que nós — o “resto do mundo” — ficamos sob sua dominação. Por fim, defendo a necessidade de construir um outro discurso, que se mova com uma outra sensibilidade e que leve em conta as diferenças e suas formas de produção. Isso talvez ajude a produção de políticas contra as antigas e atuais formas de dominação e de exclusão social.
Palavras-chave: Estudos culturais
Pós-colonialismo
Diferenças
Zonas de contato
Cinema
Citação: VIEIRA, Jarbas Santos. Passagem para a Índia: uma incursão pelo discurso pós-colonial. Revista Ártemis, v. 11, p. 120-132, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/705
Data do documento: Dez-2010
Aparece nas coleções:Departamento de Fundamentos da Educação: Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Passagem para a India - uma incursao pelo discurso pos-colonial.pdf123,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.