Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufpel.edu.br:8080/handle/123456789/1681
Tipo: doctoralThesis
Título: Por entre encontros e saberes: a formação docente em diálogo com o "Poder Escolar" e o pensamento freiriano
Título(s) alternativo(s): Among meetings and knowledge: teacher education develops a dialogue with the "Poder Escolar" and Freirean thoughts
Autor(es): Dall'igna, Maria Antonieta
Resumo: Este trabalho trata da formação docente que decorre da participação nos Encontros sobre o Poder Escolar. Os Encontros sobre o Poder Escolar, um evento que se realiza regularmente em Pelotas, Rio Grande do Sul, desde 2001 são promovidos e organizados coletivamente por diferentes instituições e têm por objetivo a formação e a valorização dos profissionais da educação. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo na formação de professores e a ação reflexiva sobre a prática são os pressupostos que fundamentam o planejamento dos Encontros. Com uma programação diversificada, que inclui conferências, painéis e atividades culturais, as Mesas de Apresentação de Experiências fazem dos professores protagonistas do encontro e da formação. A proposta do Encontro é aberta, reconstroi-se a cada ano com a introdução de novas atividades e o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais. Refletir criticamente sobre um projeto que se realiza há tanto tempo e envolve um grande número de pessoas resultou de uma pergunta inicial: como os Encontros sobre o Poder Escolar repercutem na formação daqueles que participam desses eventos e apresentam suas experiências? A necessidade de estabelecer limites no processo investigativo levou-me a centrar a coleta de dados nas manifestações dos Apresentadores de experiências. Os dados foram coletados em documentos e consolidados em reuniões de grupos focais. A investigação apresenta características do estudo de caso e a interpretação dos dados seguiu os princípios da análise de conteúdo. Do diálogo estabelecido com o pensamento freiriano, foi possível encontrar no Encontro sobre o Poder Escolar dimensões do conceito de formação permanente, tais como: reflexão crítica sobre a prática e diálogo.
Abstract: This study deals with teacher education which results from the participation in the Encontro sobre o Poder Escolar, a periodical event that has been held in Pelotas, RS, Brazil, since 2001. This meeting, which aims at developing and valuing professionals in Education, has been collectively sponsored and organized by different institutions. The presuppositions that have supported its planning are the recognition of teachers knowledge, the importance of dialogue and collective work in teacher education and the reflective action in teachers practices. The meeting, which has had a diverse program with conferences, panels, cultural activities, has also comprised Round Tables to Share Experiences, which have made teachers play the main roles in their development. Proposals have been open-ended so that the meeting can be re-constructed every year by introducing new activities and other actors, such as students and parents. The critical reflection upon a project that has been held for so long and has involved a large number of people resulted from an initial question: how do the Encontros sobre o Poder Escolar affect the school practices of the teachers who take part and present their experiences in these meetings? The need to set limits in th investigation led me to focus data collection on the reports of teachers who had presented their experiences. Data were collected by documents and consolidated by meetings with focal groups. The investigation had the characteristics of a case study whereas data interpretation respected the principles of content analysis. The dialogue with Freire s thoughts enabled me to find the dimensions of the concept of permanent education, such as development as a change, critical reflection upon practice and dialogue, in the Encontro sobre o Poder Escolar.
Palavras-chave: Encontro
Poder Escolar
Formação docente
Diálogo
Saberes docentes
Meetings
Poder Escolar
Teachers education
Dialogue
Teachers knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Pelotas
Sigla da Instituição: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: DALL'IGNA, Maria Antonieta. Among meetings and knowledge: teacher education develops a dialogue with the "Poder Escolar" and Freirean thoughts. 2012. 221 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
Tipo de Acesso: OpenAccess
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1681
Data do documento: 17-Abr-2012
Aparece nas coleções:Pós-Graduação em Educação: Dissertações e Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Antonieta DallIgna_Tese.pdf11,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.